Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

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Resultados preliminares do estudo da união de chapas de aços dissimilares pela técnica brasagem MIG

Resultados preliminares do estudo da união de chapas de aços dissimilares pela técnica brasagem MIG

Abbade, L. ; Lara, J. A. C. ; Rossi, A. ; Alencar, M. A. ; Rossi, J. L. ; Mucsi, C. S. ;

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A busca em fabricar veículos cada vez mais sustentáveis e seguros, por conta da crise dos recursos naturais e a preocupação com a segurança veicular, fez crescer o uso de novos matérias e métodos de conformação e união dos componentes da carroceria. As propriedades da coluna B determinam a segurança dos passageiros em caso de colisão lateral. A coluna B é constituída por materiais diferentes, e por isso, necessitam de um processo de união adequado. Assim, o objetivo do presente trabalho é realizar a caracterização mecânica da união entre o aço 22MnB5 tratado termicamente (têmpera) e o aço CR4, pela técnica brasagem MIG com adição do arame Cu-Si e o gás de proteção argônio. Os materiais utilizados foram, amostras do aço 22MnB5 revestidas por Al-Si e CR4 revestido por Zinco. A união foi realizada a partir de um projeto de corpo de prova, nomeado de furo oblongo regular. Os ensaios realizados (dureza Vickers e metalografia), se enquadram na norma AWS A5 C3. 3-2008. Os resultados obtidos, demonstraram uma queda na resistência mecânica na zona termicamente afetada pelo calor do aço 22MnB5, isso pode ter ocorrido devido ao aquecimento da região, que apresentou mudanças na microestrutura, porém a dureza desse material ainda é maior que no CR4. Nesse caso é foi possível concluir que mesmo com queda na resistência do aço 22MnB5, em um possível ensaio de tração o destacamento da união ocorreria no CR4, uma vez que a resistência deste material é menor.

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The search to manufacture increasingly sustainable and safe vehicles, due to the crisis of natural resources and the concern with vehicle safety, has increased the use of new materials and methods of forming and joining body components. The properties of column B determine the safety of passengers in the event of a side impact. Column B is made up of different materials and therefore requires an appropriate joining process. Thus, the objective of the present work is to carry out the mechanical characterization of the union between the heat-treated 22MnB5 steel (tempering) and the CR4 steel, using the MIG brazing technique with the addition of Cu-Si wire and argon shielding gas. The materials used were samples of 22MnB5 steel coated with Al-Si and CR4 coated with Zinc. The union was made based on a specimen design, called a regular oblong hole. The tests performed (Vickers hardness and metallography), fall within the AWS A5 C3 standard. 3-2008. The results obtained showed a drop in mechanical resistance in the zone thermally affected by the heat of 22MnB5 steel, this may have occurred due to the heating of the region, which showed changes in the microstructure, however the hardness of this material is still greater than in CR4. In this case, it was possible to conclude that even with a drop in the resistance of 22MnB5 steel, in a possible tensile test, the detachment of the union would occur in the CR4, since the resistance of this material is lower.

Palavras-chave: Brasagem MIG, CR4, 22MnB5, Al-Si,

Palavras-chave: MIG Brazing, CR4, 22MnB5, Al-Si.,

DOI: 10.5151/xiecfa-Abbade_Marcelo

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Como citar:

Abbade, L.; Lara, J. A. C.; Rossi, A.; Alencar, M. A.; Rossi, J. L.; Mucsi, C. S.; "Resultados preliminares do estudo da união de chapas de aços dissimilares pela técnica brasagem MIG", p. 122-126 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-Abbade_Marcelo

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