Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

RESSURGIMENTO DO SARAMPO NO BRASIL: UM ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

RESSURGIMENTO DO SARAMPO NO BRASIL: UM ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro ; Modesto , Darlla Célia Khulman Martins ; Sá , Anna Karolyna da Silva Queiroz de ; Almeida , Jordana Costa Subtil ; Rego, Carlos Eduardo Macedo ; Melo, Brenda de Oliveira ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: O Sarampo é uma doença de caráter infeccioso, elevadatransmissibilidade e cujo agente etiológico é um vírus da família_Paramixoviridae_. O modo de contaminação dá-se, principalmente, peladispersão de secreções salivares de pessoas já infectadas. A fisiopatologia dadoença provoca exantemas na pele, além de leucopenia e outras alterações notecido sanguíneo. Como principal método profilático, tem-se a vacinação comopadrão-ouro na prevenção e combate da doença. OBJETIVOS: Identificar as causasda reincidência do sarampo no Brasil. MÉTODOS: Realizou-se uma RevisãoSistemática com base na análise de 15 (quinze) artigos científicos,compreendidos entre os anos de 2015 e 2019, pesquisados nas plataformasPubMed, SciELO e MedLine, utilizando os descritores “sarampo” (_measles_) e“vacina” (_vaccine_). Como critério de inclusão foram selecionados artigos quetratavam do assunto, tendo como local de pesquisa o Brasil e a América Latina,além de estarem redigidos em português, e, como fator de exclusão, delimitou-se os trabalhos que não apresentavam uma descrição metodológica clara.RESULTADOS: O sarampo foi, durante muito tempo, uma doença consideradaerradicada no Brasil, o que garantiu à essa patologia um Certificado deEliminação, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016.Contudo, apesar desse panorama de aparente erradicação, novos casos foramregistrados na América Latina já no ano seguinte, isto é, em 2017, e, como nãoforam efetivadas medidas de contingenciamento do surto, o vírus ressurgiu emsolo latino-americano. No Brasil, em 2018, segundo o Ministério da Saúde,foram confirmados 10.330 casos da doença e 1 (um) óbito. Esses dados trouxeramconfirmações acerca do ressurgimento da doença no país e suscitaram, ainda, odebate acerca dos porquês dessa reincidência em solo tropical. Assim, osfatores que contribuíram para essa situação foram, em grande medida: adesinformação da população a respeito da gravidade da doença, a diminuição nataxa de vacinação, além da propagação de notícias falsas sobre asparticularidades da imunização. CONCLUSÕES: Conclui-se, portanto, que existeum panorama mundial, incluindo o Brasil, que traduz esse aumento de casos desarampo. Assim, apesar das múltiplas causas que sustentam esse cenário dereaparecimento, tem-se como foco, principalmente, a abrangência da vacinação,que representa a única estratégia de prevenção da doença e, assim, pontoprimordial no combate à reincidência do sarampo."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: , , ,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-67

Referências bibliográficas
  • [1] 1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Coordenação-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância Epidemiológica. 2ª ed. Brasília; 2017. p. 113-128. 2- Sarampo. Disponível em: http://ftp.medicina.ufmg.br/observaped/ artigos_infecciosas/SARAMPO_22_8_2014.pdf. 3- Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). Sarampo. Disponível em: www.soperj.org.br/imagebank/sarampo.pdf.
Como citar:

Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro; Modesto , Darlla Célia Khulman Martins; Sá , Anna Karolyna da Silva Queiroz de; Almeida , Jordana Costa Subtil ; Rego, Carlos Eduardo Macedo ; Melo, Brenda de Oliveira ; "RESSURGIMENTO DO SARAMPO NO BRASIL: UM ALERTA EPIDEMIOLÓGICO", p. 213-215 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-67

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações