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"Ressignificação do Móvel Moderno Brasileiro no século XXI"

Brazilian Modern Furniture Resignification on 21st century

MACHADO, Fernanda Tozzo ; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Artigos:

Esta apresentação visa a expor resultados da pesquisa de doutorado, cujo tema é o fenômeno da ressignificação do Móvel Moderno Brasileiro no século XXI, a partir do ponto de vista da arte, do mercado, e da autenticidade. Este estudo qualitativo, conta para a primeira parte com análises observacional e fenomenológicas, e se baseia em revisão iconográfica do mobiliário brasileiro e internacional, catálogos, livros e sites, bem como textos sobre a semiologia do design, com vistas à responder a seguinte indagação exploratória: como se pode compreender a legitimidade do emprego da palavra “artístico” ao design de mobiliário vintage, quando utilizada para agregar valor aos móveis exibidos em galerias, museus, coleções particulares e, principalmente, aos comercializados no mercado secundário de arte e em exposições de produções de designers que exploram o tema “fronteiras entre arte e design”? Para tanto, fundamentada no conceito das três funções do design por Bernd Lobäch (1979) – prática, estética e simbólica –, esta pesquisa propõe a existência de três categorias de reconhecimento de móvel, descritas a partir da percepção de elementos subjetivos em relação aos projetos originais: a do móvel que “é artístico”, concebido no universo da Arte, criado por artistas para ser único ou reproduzido serialmente, e não serve para funções práticas; a do móvel que “pode ser artístico”, pois – além de sua função prática – potencializa a função estética e/ou a simbólica durante o projeto, ou mesmo pela apropriação de formas artísticas ou incorporação de artesanato; e a do móvel que “tornou-se artístico”, no qual a associação à arte fora atribuída no pós-uso, tais como nos ready-mades, pelos artistas, ou nos vintage, os quais foram ressignificados pelos colecionadores. Por esta proposição, pretende-se evidenciar em quais situações o uso do termo “artístico” é adequado e como se constitui o fenômeno de ressignificação desse mobiliário no mercado da arte.

Artigos:

This article aims at presenting the results of a doctoral research whose theme is the redefinition phenomenon of the Brazilian Modern Furniture in the XXI century, observed from the perspectives of art, market and authenticity. The qualitative research trusts, for the first part, the observational and phenomenological analysis based on iconographic review of Brazilian and international furniture, catalogs, books and websites and also from texts on designs semiology, intending to answer the following explorative question: how can one fully comprehend the legitimacy of the word “artistic” to vintage furniture design when used to add value to furniture exhibited in galleries, museums, private collections and mainly to those sold in the secondary art market and exhibitions of designers’ productions where the “borders between art and design” theme are explored? Thus based on the concept of three functions of design by Bernd Lobäch (1979) - practical, aesthetic and symbolic - this research proposes the existence of the three furniture recognition categories, described from the perception of subjective elements in relation to the original project: that of the furniture, which “is artistic”, conceived in the universe of Art, created by artists to be unique or serially reproduced, which does not serve to practical functions; that of the furniture which “can be artistic”, for - in addition to its applied function - it potentiates the aesthetic and/or symbolic function during the project, or even by appropriation of artistic forms or incorporation of craftsmanship; and that of the furniture which “became artistic” in which the association with art was attributed in the post-use as in the ready-mades, by artists, or in the vintage, which were redefined by collectors. This proposition displays in which situation the use of “artistic” term is appropriate and how the redefinition phenomenon of this furniture in the art market is founded.

Palavras-chave: Móvel Moderno Brasileiro; Ressignificação de Móveis; Móveis Artísticos,

Palavras-chave: Brazilian Modern Furniture; Furniture resignification; Artistic Furniture,

DOI: 10.5151/6spdesign-025

Referências bibliográficas
  • [1] LÖBACH, B. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. 2010. São Paulo:
  • [2] Edgard Blücher.
Como citar:

MACHADO, Fernanda Tozzo; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; ""Ressignificação do Móvel Moderno Brasileiro no século XXI"", p. 49-50 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-025

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