CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Resgate tipográfico e de letreiramento: uma experiência de ensino de design de tipos

Typographic and lettering revival: an experience in teaching type design

Coutinho, Solange ; Barros, Gabriela Paolla ; Maciel, Laura Linck ; França, Venâncio ;

CIDI:

Este artigo apresenta a continuidade da experiência de ensino de Design de Tipos, na graduação em Design da UFPE, Recife. O foco está no desenvolvimento de fontes digitais por meio do resgate tipográfico e de letreiramentos. Apresentamos o percurso do ensino de design de tipos em Pernambuco, em particular, do recente uso de referências concretas (tipográficas/letreiramentos), para geração de fontes digitais. A metodologia de ensino encontra-se descrita. A coleta de dados se deu por meio da observação do processo e respostas dos participantes (questionário online). Avaliamos as escolhas referenciais e as fontes geradas dos estudantes a partir de Lebedenco (2022). Como resultado, duas categorias foram mais utilizadas: síntese e interpretação. Observamos que o método de ensino foi bem aceito, todavia requer ajustes.

CIDI:

This article presents the continuity of a teaching experience in type design, on the graduation course in design at the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brazil. The focus is on the development of digital fonts through typographic and lettering revival. We present the trajectory of teaching type design in Pernambuco, particularly the recent use of concrete references (typographic/lettering), in order to generate digital fonts. The teaching methodology is described. Data collection took place through observing the process and participant responses (online questionnaire). We assessed the referential choices of the students and the typefaces generated from Lebedenco (2022). As a result, two categories were most used: synthesis and interpretation. While observing that the teaching method was well accepted, it does however require some adjustments.

Palavras-chave: design de tipos, ensino, resgate tipográfico, letreiramento,

Palavras-chave: type design, teaching, typographical revival, lettering,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-42_651110

Referências bibliográficas
  • [1] Almeida, S. S. T. (2010). Rio Douro: construção de uma fonte display a partir de um letreiramento pré-existente. [Trabalho de conclusão não publicado]. Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [2] Barreto Campello, S. & Aragão, I. R. (2011). Imagens comerciais de Pernambuco: ensaios sobre os efêmeros da Guaianases. Recife: Néctar.
  • [3] Barros, G. P. C. P. (2022). Cantorias: desenvolvimento de fonte digital através da prática de resgate tipográfico. [Trabalho de conclusão não publicado]. Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [4] Buggy, L. A. C. (2006). O MECOTipo: revisão e desenvolvimento de um método de ensino de desenho coletivo de caracteres tipográficos. [Dissertação de mestrado publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE, Recife.
  • [5] Cunha, L.F.S. (2021). Recomendações para o ensino do design de tipos de texto na Universidades Públicas Brasileiras. [Tese de doutorado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE, Recife.
  • [6] Farias, P. L (2004). Notas para uma normatização da nomenclatura tipográfica. Anais do P&D Design 6o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [CD-ROM s/p]. São Paulo: FAAP.
  • [7] Finizola, M. F. S. A (2015). A tradição do letreiramento popular em Pernambuco: uma análise histórica, formal e prática. [Tese de doutorado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE, Recife.
  • [8] Finizola, F., Coutinho, S. & Santana, D. (2013). Abridores de Letras de Pernambuco – um mapeamento da Gráfica Popular. São Paulo: Blucher.
  • [9] Lebedenco, E.& Neder, R. (2016). Fundamentos do Resgate Tipográfico. DAT Journal, 1(1), 52–70. https://doi.org/10.29147/2526-178DAT.2016v1i1p52-70
  • [10] Lebedenco, E. (2022). Resgate Tipográfico: delimitações, características e prática no design de tipos. (Pensando o Design). São Paulo: Blucher.
  • [11] Linck, L., E. Souza, A. B. M. & Silva J. B. (2021). Relato do processo de resgate tipográfico: La Geografia, do século 16. Anais Congresso Internacional de Design da Informação Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 10, 1921-1928. https://doi.org/10.5151/cidicongic2021-159-354995-CONGIC-Teoria.pdf
  • [12] Lo Celso, A. (2000). A discussion on Type Design Revivalism. [Dissertação de mestrado publicada]. Departamento de Tipografia Comunicação Gráfica. Universidade de Reading, Reino Unido.
  • [13] Novais, C. E. B. (2022). Caligrafia e design de tipos: estudo sobre os impactos do conhecimento da técnica caligráfica no entendimento do espaçamento e coerência formal de caracteres tipográficos. [Tese de doutorado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE, Recife.
  • [14] Reis, P. T. (2011). Azeitonas: de letreiramento tipográfico a fonte digital. [Trabalho de conclusão não publicado]. Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [15] Silveira, A. (2013). Design de Tipos em Pernambuco: um estudo das situações de ensino. 2013. [Dissertação de mestrado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE, Recife.
  • [16] Silveira, A. (2010). Hidromel: uma tipografia digital com raízes litográficas. [Trabalho de conclusão não publicado]. Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [17] Silveira, A. & Barreto Campello, S. (2014). O ensino de design de tipos em Pernambuco: primeiras impressões. Anais Congresso Internacional de Design da Informação, 6, 408-419. São Paulo: Blücher.
  • [18] Silveira, A., Barreto Campello, S. & Aragão, I. R. (2012). Uma Discussão sobre Metodologia de Ensino para Design de Fontes Digitais. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís: EDUFMA, 2012. v. 1.
  • [19] Sobre o(a/s) autor(a/es)
  • [20] Solange Galvão Coutinho, PhD, UFPE, Brasil
  • [21] Gabriela Paolla Barros, Bacharel em Design, UFPE, Brasil
  • [22] Laura Linck, Mestranda em Design, UFPE, Brasil
  • [23] Venâncio França, Mestrando em Design, UFPE, Brasil
Como citar:

Coutinho, Solange; Barros, Gabriela Paolla; Maciel, Laura Linck; França, Venâncio; "Resgate tipográfico e de letreiramento: uma experiência de ensino de design de tipos", p. 644-665 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-42_651110

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações