Artigo - Open Access.

Idioma principal

RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS: UMA FONTE ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE TIJOLOS ECOLOGICOS DE SOLO CIMENTO

SILVA, Adriano Oliveira da ; OLIVEIRA, Djane de Fátima ; PAIVA, William de ; SEVERO, Mariana Costa ; LOPES, Thiago Santos de Almeida ; MIRANDA, Camila Bonfim ;

Artigo:

O grande potencial da indústria de beneficiamento de rochas ornamentais no Brasil e sua enorme geração de resíduos exige a constante necessidade de projetos de pesquisa que viabilizem o aproveitamento racional desses rejeitos na indústria da construção civil, uma vez que este setor sofre com elevados custos de produção devido as escassez de matéria prima. Em busca de melhorias na destinação adequada desses resíduos industriais, a pesquisa teve como objetivo estudar a potencialidade do uso dos resíduos provenientes do beneficiamento de rochas ornamentais para a produção de uma mistura alternativa de solo-cimento para construções civis. Nesta atividade de pesquisa foram realizados ensaios de caracterização física, química e mineralógica dos resíduos das rochas e do solo, além da análise ambiental desses resíduos conforme as normas da ABNT. Com base nos resultados obtidos na pesquisa, chegou-se a conclusão de que a adição dos resíduos sólidos industriais possibilitou condições técnicas favoráveis para se produzir tijolos prensados de solo-cimento com qualidade e, o aproveitamento dos resíduos sólidos industriais na fabricação de tijolos de solo-cimento pode configurar-se numa prática ecologicamente correta, podendo contribuir para reduzir o volume de material descartado na natureza, reduzir a exploração dos recursos naturais, e assim contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Artigo:

Palavras-chave: Resíduos sólidos industriais, tijolos ecológicos, solo-cimento, e beneficiamento de rochas ornamentais,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-019-5034

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 10004 - Resíduos Sólidos: Classificação. São Paulo, 2004.
  • [2] ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 07215 - Cimento Portland: determinação da resistência à compressão. Rio de Janeiro, 1996. 8 p.
  • [3] ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 12023 - Solo-cimento: ensaio de compactação. Rio de Janeiro, 1990. 9 p.
  • [4] ANJOS, M. A. S.; Ghavami, K.; Barbosa, N. P. Compósitos à base de cimento reforçado com polpa celulósica de bambu. Parte II: Uso de resíduos cerâmicos na matriz. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.7, n.2, p.346-349, 2003.
  • [5] Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais – ABIROCHAS (2004) Rochas Ornamentais no século XXI – Situação Brasileira. São Paulo – SP.
  • [6] RODRIGUES, M. L. A. (2008) Adição de resíduos de argamassas mistas na produção de tijolos modulares de solo-cimento. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente) – Goiânia – GO, Universidade Federal de Goiás.
  • [7] DOS REIS, Alessandra Savazzini; DE ALVAREZ, Cristina Engel. A sustentabilidade e o resíduo gerado no beneficiamento das rochas ornamentais.
  • [8] GONÇALVES, Jardel Pereira. Utilização do resíduo de corte de granito (RCG) como adição para produção de concretos. 2000.
Como citar:

SILVA, Adriano Oliveira da; OLIVEIRA, Djane de Fátima; PAIVA, William de; SEVERO, Mariana Costa; LOPES, Thiago Santos de Almeida; MIRANDA, Camila Bonfim; "RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS: UMA FONTE ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE TIJOLOS ECOLOGICOS DE SOLO CIMENTO", p. 981-990 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-019-5034

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações