Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RESÍDUOS SÓLIDOS DE MADEIRA: APLICABILIDADE DE RESÍDUO DE SERRAGEM DE MDF NO DESIGN DE AMBIENTES

Pinto, Laís Soares Diniz ; Matos, Cynthia Casagrande ; Silva, Márcia Luiza França da ;

Artigo Completo:

A reutilização de resíduos de MDF (Medium Density Fiberboard) com resinas poliméricas naturais seja ela vegetal ou animal, não sintéticas, podem conter propriedade mecânicas e físicas consideráveis enquanto material de construção para novos produtos. Com base na pesquisa de campo referente ao contexto das indústrias moveleiras e identificação dos tipos de resíduos produzidos principalmente pelas fábricas situadas na região de Belo Horizonte, percebe-se o potencial limitado da redução dos impactos ambientais causados pelas indústrias moveleiras. O setor moveleiro, durante e após o ciclo produtivo, apresenta um relevante desperdício desses resíduos sólidos de MDF, o que torna um fator preocupante para o meio ambiente, além da falta de incentivo em pesquisas e investimento em inovações tecnológicas para aproveitamento desse material descartado. O objetivo deste projeto é a partir das informações coletadas, estudar o aproveitamento dos resíduos de MDF, afastando a ideia de resíduo, lixo ou de material rejeitado pelas indústrias que por sua vez não consideram como parte integrante do seu processo. Neste contexto, o design, servirá como ferramenta principal, para encontrar soluções, buscando a valorização estética desse novo produto e conferir um significado de apelo comercial para o consumo do mercado da decoração e arquitetura.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Setor Moveleiro; Resíduo de MDF; Revestimento de Parede; Design; Aglutinantes.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0365

Referências bibliográficas
  • [1] BOM, Roberto Pedro. Cadeira de Painéis de Madeira. Processo Produtivo de Painéis MDF. Centro Universitário de União da Vitória. União da Vitória - PR, 2008.
  • [2] CARVALHO, A. F. Disposição de resíduos sólidos na indústria de compósitos. Anais do III Seminário "Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil: Práticas Recomendadas", 2000.
  • [3] CÉSAR, Sandro Fábio; GUEDES, João Paulo Leite; CUNHA, Rita Dione Araujo. Aplicação de Design com Sustentabilidade na Produção de Móveis a partir de Madeira Reciclada. V Encontro Nacional e III Encontro Latino – Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, Recife, 2009.
  • [4] CUNHA, Rita Dione Araújo Cunha; CÉSAR, Sandro Fábio; GUEDES, João Paulo Leite. Aplicabilidade da madeira reciclada no design de móveis - conceito desenvolvido de mesas de centro. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
  • [5] GRUPO SUSTENTAX. Mercado para Produtos Sustentáveis. Febraban. 29 de junho de 2010.
  • [6] NAHUZ, Márcio. Resíduos da Indústria Moveleira . III Madetec. III Seminário de Produtos Sólidos de Madeira de Eucalipto e Tecnologias Emergentes para a Indústria Moveleira. São Paulo, 2005.
  • [7] OLIVEIRA, Edmar Bonfim. Desenvolvimento Sustentável e produção Limpa: Estudo de um caso em uma empresa do setor moveleiro. Porto Alegre, 2009.
  • [8] RODRIGUES, Lia; CASTILLO, Leonardo. A sustentabilidade e o design de mobiliário: um entrelace histórico. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
  • [9] SOUZA, Marcos Martins. Desenvolvimento de Produtos a Partir de Resíduos de Madeiras: A Importância do Design na Sustentabilidade do Setor Moveleiro. Instituto de Estudo Superior da Amazônia. Curso de Bacharelado em Design Projeto Produto. Belém, 2008.
  • [10] TEIXEIRA, Marcelo Geraldo; CÉSAR, Sandro Fábio. Produção de Compósito com Resíduo de Madeira no Contexto da Ecologia Industrial. Anais do 10º Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira – EBRAMEM, São Paulo – SP, 2006.
  • [11] TUOTO, Marco. Levantamento sobre geração de resíduos provenientes da atividade madeireira e proposição de diretrizes para políticas, normas e condutas técnicas para promover o seu uso adequado. Ministério do meio ambiente. Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Secretaria de Biodiversidade e Florestas Projeto PNUD BRA 00/20. Curitiba-PR, 2009.
Como citar:

Pinto, Laís Soares Diniz; Matos, Cynthia Casagrande; Silva, Márcia Luiza França da; "RESÍDUOS SÓLIDOS DE MADEIRA: APLICABILIDADE DE RESÍDUO DE SERRAGEM DE MDF NO DESIGN DE AMBIENTES", p. 4253-4262 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0365

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações