Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RESÍDUOS DA INDÚSTRIA MOVELEIRA: DIAGNÓSTICO NAS EMPRESAS ASSOCIADAS AO SINDIMOV-MG

Corrêa, Glaucinei Rodrigues ; Duarte, Adriana Luisa ; Abreu, Lucimar Guimarães de ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o resultado de parte de uma pesquisa tecnológica sobre o aproveitamento de resíduos da indústria moveleira , cuja primeira etapa, aqui apresentada, trata do diagnóstico sobre a situação dos resíduos gerados pelas empresas do polo moveleiro de Belo Horizonte. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa bibliográfica, sensibilização dos empresários, visitas técnicas à s empresas; indexação e análise dos dados; e, apresentação dos resultados para os empresários . Como resultados, tem-se que há uma grande quantidade de resíduos gerados mensalmente pelas empresas; que a maioria das indústrias não destinam corretamente seus resíduos e sobretudo, que apesar da representatividade do setor moveleiro na economia nacional e da quantidade de empresas neste setor, são poucas as iniciativas de programas de gerenciamento de resíduos ou de algum tipo de reaproveitamento. Além disso, esse estudo mostrou também que há um campo fértil para pesquisas futuras ligadas ao design e à engenharia de materiais , as quais podem contribuir c om o desenvolvimento e valorização deste setor.

Artigo Completo:

Palavras-chave: resíduos; indústria moveleira; design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0362

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, Luciana Barbosa de; MENDES, Lourival Marin; SILVA, José Reinaldo Moreira da. Aproveitamento de resíduos de painéis de madeira gerados pela indústria moveleira na produção de pequenos objetos. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.33, n.1, p.171-177, 2009.
  • [2] Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 10004:2004 – Resíduos Sólidos: classificação.
  • [3] ARAÚJO, Gil Machado Guigon de. Desafios para aplicação da metodologia do berço-ao-berço ao ciclo de vida de móveis de MDF e MDP. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em engenharia urbana e ambiental da PUC/RIO. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.
  • [4] CASSILHA, Antônio Carlos; PODLASEK, Celso Luiz; CASAGRANDE JUNIOR, Eloy Fassi; SILVA, Maclovia Corrêa da; MENGATTO, Suzete Nancy Filipak. Indústria moveleira e resíduos sólidos: considerações para o equilíbrio ambiental. Revista Educação & Tecnologia, Periódico Técnico Científico dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia dos CEFETs-PR/MG/RJ, p. 1-22, 2003.
  • [5] CORRÊA, Glaucinei Rodrigues. Desenvolvimento, Produção e Caracterização de Compósitos de Madeira-Plásticos para Aplicação na Indústria Moveleira. Dissertação de Mestrado. Redemat UFOP/CETEC/UEMG. Ouro Preto, 2004.
  • [6] CORRÊA, Glaucinei Rodrigues; SILVA, Ethiene Pereira da. O Design na Indústria Moveleira de Belo Horizonte. In: anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
  • [7] Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.
  • [8] Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria do Desenvolvimento da Produção. Diagnóstico da cadeia produtiva madeira e móveis. IPT/MDIC, 2002.
  • [9] NAHUZ, Márcio Augusto Rabelo. Resíduos na indústria moveleira. In: III MADETEC, 3º Seminário de produtos sólidos de madeira de eucalipto e tecnologias emergentes para a indústria moveleira. Vitória/ES, setembro de 2005.
  • [10] NASCIMENTO, Nirvana Cordeiro do. Geração de resíduos sólidos em uma indústria de móveis de médio porte. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto, 2009.
  • [11] Panorama do Setor Moveleiro no Brasil – ABIMÓVEL, 2006.
  • [12] PEREIRA, Andréa Franco; CARVALHO, Laura de Souza Cota; PINTO, Ana Carolina de Oliveira. Resíduo de madeira: limites e possibilidades de seu uso como matéria-prima alternativa. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
Como citar:

Corrêa, Glaucinei Rodrigues; Duarte, Adriana Luisa; Abreu, Lucimar Guimarães de; "RESÍDUOS DA INDÚSTRIA MOVELEIRA: DIAGNÓSTICO NAS EMPRESAS ASSOCIADAS AO SINDIMOV-MG", p. 4214-4225 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0362

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações