Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

REQUISITOS E CONCEITO DE UM APLICATIVO PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA EM SÍNDROME DE DOWN (CRISDOWN)

-

Resende, Angelica Aguiar Nunes ; Barbalho, Sanderson ; Silva, Elaine ; , ;

Article:

O desenvolvimento de produto envolve diversas fases para atingir a estratégia, realizando o levantamento e compreendendo as necessidades, para que a entrega atinja às expectativas e atenda às restrições do cliente. Neste intuito, o presente estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de requisitos e o conceito de um aplicativo que auxilie na gestão do Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down - Crisdown, localizado em Brasília - DF, considerando as necessidades e expectativas do cliente e as restrições do projeto. O método aplicado derivou das etapas iniciais de modelos de referências consagrados em desenvolvimento de produto, passando por algumas adaptações tendo em vista que o produto é um aplicativo. O artigo inclui as especificações do produto, o conceito do produto e o plano de negócios.

Article:

-

Palavras-chave: Síndrome de down; Processo de desenvolvimento de produtos; Aplicativo; Requisitos; Conceito do produto,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-82

Referências bibliográficas
  • [1] BARBALHO, S. C. M. Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos: proposta e aplicações. Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos: s.n., 2006. p. 257, Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica).
  • [2] Barbalho, S. C. M.; Rozenfeld, H. Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos mecatrônicos (MRM): validação e resultados de uso. Gestão & Produção, v. 20, p. 162-179, 2013.
  • [3] DÉA, V. H. S. D.; DÉA, V. P. B. D. Informações gerais sobre a síndrome de Down. 2009.
  • [4] FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
  • [5] PRESSMAN, R.; MAXIM, B. Engenharia de software: Uma abordagem profissional. 8 ed. São Paulo: Amgh Editora, 2016. 968 p.
  • [6] VOIVODIC, M. A.; STORER, M. R. de S. O desenvolvimento cognitivo das crianças com síndrome de Down à luz das relações familiares. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, p. 31-40, nov. 2002.
  • [7] ZAVE, Pamela.Classification of Research Efforts in Requirements Engineering. ACM Computing Surveys. v. 29, n. 4. Dev. 199 p. 315-321.
  • [8] SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. ed. São Paulo: Pearson Addison. Wesley, 2007.
Como citar:

Resende, Angelica Aguiar Nunes; Barbalho, Sanderson; Silva, Elaine; , ; "REQUISITOS E CONCEITO DE UM APLICATIVO PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA EM SÍNDROME DE DOWN (CRISDOWN)", p. 1140-1158 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-82

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações