Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL I NO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO DA UFPR: EXERCÍCIOS DE APOIO À DISCIPLINA

Silva, Ana Maria de Lara da; Vasques, Rosana Aparecida;

Poster Resumo:

A disciplina “Representação Tridimensional I” atua como uma introdução às técnicas de representação no espaço tridimensional, sendo que ao longo do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná, há uma linha evolutiva em termos de complexidade de técnicas de representação tridimensional aprendidas para a elaboração de modelos de estudo (mockups), modelos de aparência e protótipos, que estão divididas em três disciplinas de um ano cada. Os exercícios da disciplina em questão, são desenvolvidos principalmente com uso de papel e madeira, simulando esses e outros materiais, e são desenvolvidos com ênfase em atividades práticas, inserindo o aluno no mundo das técnicas e processos de representação para a construção de modelos de estudo e de aparência. A proposta didática da disciplina é estruturada em um nível de dificuldade crescente exigido nos exercícios, com as seguintes propostas: 1. Origami (aprendizagem de técnicas de vinco e dobra); 2. Papercraft (dobra e colagem); 3. Embalagem (vinco, dobra, colagem e impressão); 4. Representação 2,5D (transição do plano bidimensional para o tridimensional); 5. Ferramenta (repetição de planos, construção de perfis e pintura); 6. Modelo em escala (madeira balsa e acabamento para madeira); 7. Modelo em escala com estofamento (técnica de empilhamento, laminação e estofamento); 8. Exercícios de apoio para a disciplina de Projeto de Produto I. Assim, a prática de monitoria relatada neste resumo visa o auxílio complementar aos alunos, por meio de workshops e atendimentos extraclasse. Os atendimentos ocorrem duas vezes por semana, quando os alunos se apresentam para retirar dúvidas referentes às propostas em andamento. Como atividades complementares, foram planejados dois workshops: o primeiro teve como objetivo o apoio para a execução da proposta 5 (modelo de ferramenta), no primeiro semestre. Os alunos que participaram deste curso construíram um objeto com uso da técnica de empilhamento para estrutura e utilizaram gesso e massa acrílica para elaboração da superfície de acabamento. Contudo, de modo diverso ao exercício executado na disciplina (ferramenta), durante o workshop, os alunos deveriam simular o vidrado aplicado em objetos cerâmicos. O segundo workshop tem como tema modelos construídos em madeira e seus acabamentos, com o objetivo de exercitar as propostas da disciplina de Representação Tridimensional e também aquelas desenvolvidas na disciplina de Projeto. Destaca-se que o contato direto com os alunos, por meio das atividades de monitoria, promove o suporte para a elaboração dos trabalhos e o reforço do aprendizado das técnicas de representação tridimensional para o monitor, além da iniciação acerca dos aspectos relacionados à prática docente.

Poster Resumo:

Palavras-chave: Representação tridimensional; Modelos e Protótipos; Monitoria,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0477

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Ana Maria de Lara da; Vasques, Rosana Aparecida; "REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL I NO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO DA UFPR: EXERCÍCIOS DE APOIO À DISCIPLINA", p. 5515-5516 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0477

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações