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Representação gráfica de Síntese aplicada nas Diretrizes para Produção de Material Educacional Acessível de Macedo (2010)

Binda, Renan P.; Ulbricht, Vânia R.; Fadel, Luciane M.;

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O propósito deste documento é apresentar uma representação gráfica de síntese aplicadanas diretrizes para produção de material educacional acessível de Macedo(2010). A representação gráfica de síntese Padovani (2012) são ferramentascognitivas criadas para servirem de facilitadores visuais. As diretrizes paraprodução de material educacional acessível reúnem recomendações e boas-práticaspara oferecer a professores conteudistas e desenvolvedores de objetoseducacionais suporte na produção desses materiais. Conteúdos disponibilizadosna web que consideram diretrizes gerais de acessibilidade e usabilidadeestendem seu uso a diferentes perfis de usuários. Nesse contexto, apresentamosos princípios de acessibilidade e usabilidade para compararmos com a propostadas diretrizes de Macedo (2010), também é apresentado os princípios dasrepresentações gráficas de síntese. Em consideração final, propomos umarepresentação gráfica como facilitador visual das orientações recomendadas aautores e conteudistas que desejam criar conteúdo inclusivo.

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Palavras-chave: Diretrizes, acessibilidade, RGS, educação,

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DOI: 10.5151/cidi2017-012

Referências bibliográficas
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Como citar:

Binda, Renan P.; Ulbricht, Vânia R.; Fadel, Luciane M.; "Representação gráfica de Síntese aplicada nas Diretrizes para Produção de Material Educacional Acessível de Macedo (2010)", p. 130-139 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-012

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