Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Representação da mulher nos anúncios das revistas Chanaan e Vida Capichaba na década de 1930

Representation of the woman in the ads of the magazines Chanaan and Vida Capichaba in the 1930s

Azerêdo, Júlia Sousa; Fonseca, Letícia Pedruzzi;

Artigo completo:

O objetivo da presente pesquisa foi investigar como era a representação da mulher nos anúncios da imprensa capixaba durante a década de 1930, por meio dos anúncios das revistas Chanaan, 1936 a 1939, e Vida Capichaba, 1923 a 1959, com o recorte de 1936 a 1939. As duas revistas eram referências da modernidade pretendida no Espírito Santo no início do século XX e tinham como intenção normatizar e modernizar a mulher seguindo alguns padrões. A primeira etapa da pesquisa consistiu em recortar os anúncios que continham uma figura feminina e os anúncios em que o discurso era destinado à mulher. Após, foi elaborada uma ficha de coleta de dados específica, dividida entre características gráficas e a representação da mulher. Utilizou-se como referência a obra Mulher de Papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, onde a autora Buitoni (2009) traça as origens das representações femininas no século XX, com isso foi analisado se a mulher estava representada como natureza; com o clichê do amor materno; com culto estético; ser perfeita no interior e exterior; uso de metáfora; roteiro ou guia para ser: amorosa, boa esposa, inteligente, deslumbrante; ou nenhuma dessas opções. E, ainda, para os anúncios imagéticos, se a representação feminina estava acompanhada (NUNES, 2016). Todos os anúncios tiveram fichas preenchidas, após houve tabulação dos dados coletados e a partir da tabulação foram gerados gráficos que tornaram possíveis as análises. Foi descoberto que os padrões impostos tiveram participação ativa da imprensa local, portando anúncios de âmbito local, regional e nacional.

Artigo completo:

The objective of the present research was to investigate the way women were portrayed in the capixaba press’ annoucements during the 1930s, through the analysis of Chanaan magazine’s announcements during 1936 through 1939, and the Vida Capichaba annoucements, from 1923 through 1959. Both magazines were references in the desired modernity in Espírito Santo at the beginning of the 20th century, and aimed to standardize and modernize women by following certain standards. The first stage of this work consists in clipping announcements that contained a feminine figure and the announcements whose content was destined to women. After that, the study looks to elaborate a specific data collection sheet that is divided between graphic characteristics and the women’s representation. The work “Woman of Paper: the representation of the woman in the Brazilian women's press” by Buitoni (2009) was used as reference. In her work, Buitoni traces the origins of the feminine representations in the 20th century, and it was analyzed if the woman was represented by nature, with the cliché of maternal love, with aesthetic worship and being perfect inside and outside; with the use of metaphor; with the script or guide to be: loving, good wife, smart, dazzling; or none of these options. And for the imagery ads, if the female representation was accompanied (NUNES, 2016). All ads had completed forms filled, and through the tabulation realized, graphics were generated, making the analysis possible. It was found that the imposed standards had active participation in the local press, carrying announcements of local, regional and national scope.

Palavras-chave: memória gráfica, mulher, Chanaan, Vida Capichaba,

Palavras-chave: graphic memory, woman, Chanaan, Vida Capichaba,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0173

Referências bibliográficas
  • [1] Achiamé, F. (2010). O Espírito Santo na Era Vargas (1930-1937): Elites políticas e reformismo autoritário. Vitória - ES: FGV.
  • [2] Azerêdo, J. S., Toso, A., & Fonseca, L. P. (2015). Revista Chanaan e a memória gráfica capixaba, p. 1606-161 In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, 2(2)]. São Paulo: Blucher.
  • [3] __________.;. (2016). Análise dos Anúncios da Revista Chanaan, pp. 382-394. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, 9(2)]. São Paulo: Blucher.
  • [4] Buitoni, D. H. S. (1981). Mulher de Papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira. São Paulo: Editora Loyola.
  • [5] Dutra, T. L. M., Pedruzzi, L., & Pacheco, H. S. (2011). A Revista Vida Capichaba no seu contexto histórico. Revista Tipo&Grafia, 1(1), pp. 4-8.
  • [6] Fonseca, L. P., Gomes, D. D., & Campos, A. P. (2016). Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos. Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design, 13(2), pp. 143 – 161. São Paulo ISSN 1808-5377.
  • [7] Nader, M. B., & Rangel, L. A. S. (ORG). (2014). Mulher e gênero em debate [recurso eletrônico]: representações, poder e ideologia. – Dados eletrônicos. – Vitória: EDUFES.
  • [8] Nunes, C. C., Araújo, S. M. M., SOUSA, R. P. L., CASTRO, L. P., & Martinelli, R. (2016). O retorno ao lar: uma análise da representação feminina no material gráfico-publicitário das marcas de eletrodomésticos nos anos 1950 e 1960, pp. 241-253. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, 9(2)]. São Paulo: Blucher.
  • [9] Rangel, L. A. S. (2011). Feminismo ideal e sadio: os discursos feministas nas vozes das mulheres intelectuais capixabas, Vitória/ES (1924 a 1934). 268 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
  • [10] Siqueira, D. C. O., & Ribeiro, V. M. (2012). Hope ensina e reforça representações: estratégias da publicidade para o corpo feminino. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, 13(32), pp. 181-188, set./dez.
  • [11] Tonini, J.; et al. (2010). Desenvolvimento da Ficha de coleta de dados para análise gráfica da revista Vida Capichaba. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher.
  • [12] Vitoria, M. B. R. (2010). Violência Doméstica: a Realidade das Mulheres Que denunciam. Vitória(es) 2004. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
  • [13] Xavier, K. R. L. (2008). Mulher e poder nas páginas da Revista Vida Capichaba (1923-1945). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.
Como citar:

Azerêdo, Júlia Sousa; Fonseca, Letícia Pedruzzi; "Representação da mulher nos anúncios das revistas Chanaan e Vida Capichaba na década de 1930", p. 2214-2229 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0173

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações