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Representações gráficas de síntese como ferramenta de apoio à compreensão dos conteúdos de Design da Informação

Graphic Representations for Synthesis (GRS) as a tool to support the understanding of Information Design contents.

Silva, Fernanda Pereira Corrêa da ; Aguiar, Michelle Pereira de ;

Short Paper:

"Representações Gráficas de Síntese são importantes ferramentas práticas no aprendizado e ensino detodas as áreas do conhecimento. A partir das teorias da Psicologia Cognitiva e Teorias de Aprendizagem,compreende-se como otimizar processos mentais com ferramentas de visual thinking, visual learning evisual communication. Para este artigo, articulam-se elementos de representação visual em níveis sintático,semântico e pragmático para analisar as amostras produzidas em aula por alunos dos cursos de Design eDesign Visual e verificar como o pensamento de síntese gráfica é formalizado na síntese de informações."

Short Paper:

"Graphic Representations of Synthesis are relevant practical tools in the learning and teaching of everyexpertise area. Approaching theories of Cognitive Psychology and Learning Theories, it is possible tounderstand how to optimize mental processes using visual thinking, visual learning and visualcommunication tools. Elements of visual representation are articulated in the syntactic, semantic andpragmatic levels to analyze samples developed by Visual Design students and comprehend theformalization of graphical synthesis thought on information synthesys."

Palavras-chave: representações gráficas de síntese; pensamento visual; aprendizagem; teoria dos signos,

Palavras-chave: graphic representations of synthesis; visual thinking; learning; theory of signs,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-143-355642-CONGIC-Educacao.pdf

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Como citar:

Silva, Fernanda Pereira Corrêa da ; Aguiar, Michelle Pereira de; "Representações gráficas de síntese como ferramenta de apoio à compreensão dos conteúdos de Design da Informação", p. 1788-1797 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-143-355642-CONGIC-Educacao.pdf

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