Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Repertório comum colaborativo de práticas de aprender-fazendo: cartografando parentescos

Common collaborative repertoire of learning-by-doing practices: mapping kinships

MARTINS, BIANCA MARIA REGO ;

Full Paper:

"Quais estratégias de produção coletiva, em contexto de isolamento social, podem ser úteis a um jovemgrupo de pesquisadores, na intenção de formular uma rede de conhecimentos e dispositivos para ação nocenário do design envolvido com questões educativas? Como elaborar de forma colaborativa umrepertório de conceitos comuns e que proporcionem sinergia às suas pesquisas situadas em diferentesregiões do Brasil? Estas foram as questões disparadoras deste artigo que apresenta o processo deelaboração e síntese gráfica coletiva de uma teia de conceitos que sustentam e oportunizam as ações doGrupo de Pesquisa Design & Escola ESDI/UERJ composto por pesquisadores do Rio de Janeiro, Paranáe Minas Gerais. A atividade, desenvolvida durante o contexto de isolamento social devido à pandemia deCOVID-19, teve como base os pressupostos do método da cartografia e lançou mão de estratégias detrabalho colaborativo remoto. Descrevemos a constituição e os propósitos do grupo, os enfoquesmetodológicos, os recursos técnicos que sustentaram as ações e pesquisas e como esses valores foramtraduzidos nas interações e sínteses gráficas cartografadas colaborativamente pelos integrantes do grupo."

Full Paper:

"Which collective production strategies, in the context of social isolation, can be useful to a young group ofresearchers, with the intention of formulating a network of knowledge and devices for action in the designscenario involved with educational issues? How to cocreate a repertoire of common concepts that providesynergy to researchers located in different regions of Brazil? These were the triggering questions of thisarticle that presents the collaboratively elaboration process and graphic synthesis of a web of conceptsthat support and provide opportunities for actions by Design Research Group at the ESDI / UERJ School,composed by researchers from Rio de Janeiro, Paraná and Minas Gerais. The activity, developed duringcontingencies of social isolation due to the COVID-19 pandemic, was based on the assumptions of thecartography method and used remote collaborative work strategies. We describe the constitution andpurposes of the group, the methodological approaches, the technical resources that supported the actionsand research and how these values were translated into the interactions and graphical synthesescollaboratively mapped by the members of the group."

Palavras-chave: design, educação, design participativo, aprender-fazendo, cartografia,

Palavras-chave: design, education, participatory design, learning by doing, cartography method,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-040-355528-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Cantù, D., Corubolo, M., Simeone, G. (2012). A Community Centered Design approach to
  • [2] developing service prototypes. Servces Service Design and innovation Conference, Co-
  • [3] creating services. Espoo, Finland, 8-10 February.
  • [4] Barros, R. & Passos, E. (2009). Cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: Barros,
  • [5] R., Kastrup, V., Escóssia, L. (Org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e
  • [6] produção de subjetividade. 1a ed. Porto Alegre: Sulina, v. , p. 17-31.
  • [7] Escobar, A. (2012). Más allá del desarrollo: post desarrollo y transiciones hacia el pluriverso.
  • [8] Revista de Antropología Social, 21, 23-62.
  • [9] Freire, Paulo. (1987). Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • [10] Haraway, D. (2016). Staying with the Trouble: Making kin in the Cthulhucene. Duke University
  • [11] Press, Durham e Londres. 296 páginas.
  • [12] Kastrup, V. & Passos, E. (2014) Cartografar é traçar um plano comum. In: Passos, E., Kastrup,
  • [13] V., Tedesco, S. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o
  • [14] plano comum. Porto Alegre: Sulina. p. 15- 41.
  • [15] Latour, B. (2004). Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Tradução: Carlos
  • [16] Aurélio Mota de Souza. Bauru, SP: EDUsc.
  • [17] Oliveira, I. (2008) Estudos do cotidiano, pesquisa em educação e vida cotidiana: o desafio da
  • [18] coerência. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.9,n. esp., p.162-184, out.
  • [19] Padovani, S., Bueno, J. & Oliveira, J. (2020) Representações Gráficas de Síntese (RGS): em
  • [20] busca de uma elucidação do conceito. In: Revista Infodesign. São Paulo, v. 17, n. 1, p. 149
  • [21] – 151.
  • [22] Walsh, C. (2006). Interculturalidad y (de)colonialidad: diferencia y nación de otro modo. En:
  • [23] Desarollo e interculturalidad, imaginario y diferencia: la nación en el mundo andino, (27-43).
  • [24] Quito: Academia de la Latinidad."
Como citar:

MARTINS, BIANCA MARIA REGO; "Repertório comum colaborativo de práticas de aprender-fazendo: cartografando parentescos", p. 510-524 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-040-355528-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações