Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

REMOÇÃO DO ÓLEO DA ÁGUA PRODUZIDA SINTÉTICA UTILIZANDO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ADSORVENTE

de PAIVA, E. M. ; MAGALHÃES, R. R. ; dos SANTOS, E. P. ; GARNICA, A. I. C. ; da SILVA CURBELO, F. D. ;

Artigo Completo:

Na produção de um poço de petróleo, não apenas óleo e gás são produzidos, mas também a água. Gotículas de óleo encontram-se dispersas na água produzida sob as formas livre, dissolvida e emulsionada, o que inviabiliza o seu descarte, reuso e injeção. Por este motivo a busca crescente por tratamentos alternativos desse efluente tem estimulado diversas áreas de pesquisa. O processo de adsorção tem aparecido como uma técnica de grande potencial para o tratamento de efluentes industriais, devido ao emprego de resíduos como adsorvente. A disponibilidade, o baixo custo e a não agressão ao meio ambiente torna a biomassa um adsorvente emergente. O bagaço da cana-de-açúcar foi empregado como adsorvente para remoção de óleo emulsionado na água produzida sintética. Neste estudo avaliou-se a capacidade adsortiva, através de ensaios onde variava-se as concentrações de óleo em água produzida, mantendo massas fixas de adsorvente. Os resultados mostraram que os dados experimentais foram bem representados pelos modelos de Adsorção de Langmuir e Freundlich. Entretanto, o primeiro modelo mostrou-se um pouco mais significativo nas análises estatísticas, caracterizando a adsorção em monocamada.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-274-33118-264192

Referências bibliográficas
  • [1] CAVALCANTE Jr., C. L., Separação de misturas por adsorção: dos fundamentos ao processo em escala comercial. Tese submetida ao concurso público para professor titular, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza: DEQ, 1998.
  • [2] CONAMA, disponível em: www.mma.gov.br/port/conama/legipesq. Consultado em 15/11/2014.
  • [3] CURBELO, Fabíola Dias da SILVA – Estudo da remoção de óleo em águas produzidas na indústria de petróleo, por adsorção em coluna utilizando a vermiculita expandida e hidrofobizada. Dissertação de Mestrado, UFRN, Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Natal – RN, Brasil.
  • [4] GOMES, E. A. Tratamento combina da água produzida do petróleo por eletroflotação e processo Fenton. Dissertação de Mestrado, UNIT, PEP, 2009.
  • [5] MOTTA, A. R. P.; BORGES, C. P.; KIPERSTOK, A.; ESQUERRE, K. P.; ARAUJO, P. M.; BRANCO, L. P. N.; Tratamento de água produzida de petróleo para remoção de óleo por processos de separação por membranas: revisão. Eng Sanit Ambient, Salvador, v.18, n.1, p.15-26, 2013.
  • [6] SAMIEY, B e DARGAHI, M, Kinets and Thermodynamics of adsorption of Congo red on cellulose, Central Eur. J. Chem. 8 (2010) 906-912.
  • [7] SOUZA, R. S.; SANTOS, T. C.; LIMA, L, R. Reuso do Bagaço da Cana-de-açúcar em Tratamento de Efluentes Industriais através da Adsorção. I Congresso Paraibano de Gestão do Lixo, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Campina Grande – PB. 2009.
Como citar:

de PAIVA, E. M.; MAGALHÃES, R. R.; dos SANTOS, E. P.; GARNICA, A. I. C.; da SILVA CURBELO, F. D.; "REMOÇÃO DO ÓLEO DA ÁGUA PRODUZIDA SINTÉTICA UTILIZANDO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ADSORVENTE", p. 749-754 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-274-33118-264192

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações