Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

Remoção do corante azul de metileno por adsorção através do bagaço de coco (Cocus nucifera)

FERREIRA, I. F ; da COSTA, V. H. C ; CABRAL, V. K. C ; SANTOS, D. F ; dos SANTOS, J. B ; de ASSIS, G. C ;

Pôster:

O setor têxtil é um dos mais responsáveis por consumir volume elevado de águaem seus processos e consequentemente, gerar volume elevado de efluente compostos por váriosmateriais poluentes, como os corantes, sendo o azul de metileno (C16H18N3SCl) o maisutilizado no tingimento de seda, lã e algodão. Há diversas técnicas para tratamento deefluentes, porém para remoção de contaminantes como os corantes, o processo de adsorçãoutilizando o carvão ativado é o mais eficiente. Materiais adsorventes podem ser subprodutosque geralmente são descartados, valorizando os mesmos e reduzindo os impactos ambientais.Um dos adsorventes alternativos utilizados para estudo é a casca do coco. O presente trabalhotem por objetivo avaliar o potencial de adsorção da casca de coco para remoção do coranteazul de metileno, utilizando o processo de adsorção em batelada para tratamento de efluenteslíquidos. Para o material adsorvente foi realizado o beneficiamento do mesmo e para a soluçãoforam feitas análises da absorbância em função da concentração utilizando oespectrofotômetro UV-VIS. O parâmetro analisado foi a cinética de adsorção. Diante dosexperimentos, obteve-se excelentes resultados utilizando o bagaço de coco no processo deadsorção para o tratamento da solução azul de metileno. Uma vez que, a absorbância máximaanalisada no espectrofotômetro deu na faixa entre 0,4 e 0,6 e após o processo de adsorçãohouve o decaimento total desta absorbância, anulando-se o corante da solução.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0432

Referências bibliográficas
  • [1] BOTREL, B. M. C. Aproveitamento de resíduos agroindustriais na adsorção do corante azul de metileno: aliança favorável entre viabilidade econômica e desenvolvimento sustentável. 2013, 80 p. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. LIMA, R. S. Adsorção de azul de metileno em biocarvão do endocarpo do fruto do Ouricuri (Syagrus coronata (Mart) Becc.) reativado por reação de Fenton. 2017, 73 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. ROSAS et al. Avaliação da técnica de biossorção de corante utilizando a biomassa de coco verde: uma alternativa sustentável para o tratamento de efluentes industriais. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, 2016, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2016, p. 2.
Como citar:

FERREIRA, I. F; da COSTA, V. H. C; CABRAL, V. K. C; SANTOS, D. F; dos SANTOS, J. B; de ASSIS, G. C; "Remoção do corante azul de metileno por adsorção através do bagaço de coco (Cocus nucifera)", p. 1618-1621 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0432

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações