Artigo - Open Access.

Idioma principal

REMOÇÃO DE CÁDMIO E CROMO USANDO CASCA DE CAFÉ COMO ADSORVENTE EM PROCESSO BATELADA

REMOVAL OF CÁDMIO AND CHROME USING COFFEE HELMET AS AN ADSORVENT IN CHEATING PROCESS

XAVIER, ANDRESSA SIQUEIRA ; SILVA, DANIEL OLIVEIRA E ; SILVA, LUIS HENRIQUE MARTINS ; GARCIA, TAINAH SATIKO TSUGE ; MORAIS, MATEUS NASCENTES DE ; , ;

Artigo:

Um dos principais problemas no descarte de efluente é a presença de metais pesados, pois reduzem a capacidade autodepurativa das águas devido à ação tóxica sobre os microrganismos. A casca do café possui propriedades adsortivas, com capacidade de se encharcar de liquido, permitindo que o fluido introduza em seu interior. O Brasil é o maior produtor mundial de café, responsável por 31,9% com 49,64 milhões de sacas. Neste sentido, o presente trabalho buscou-se aliar a alta capacidade de adsorção da casca de café ao tratamento de um efluente sintético. Para a realização das análises, foi preparado um efluente sintético com Cádmio e Cromo, tratou-se a casca de café, utilizando três concentrações (g/L) de adsorvente e em dois difrentes tempos de adsorção. Com a adsorção foi alcançado um remoção de até 24,19% de Cádmio e 38,95% de Cromo com a menor massa testada nos experimentos.

Artigo:

Palavras-chave: ADSORçãO, CASCA DE CAFé, REMOçãO DE METAIS,

Palavras-chave: ADSORPTION, COFFEE SHELK, REMOVAL OF METALS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT112

Referências bibliográficas
Como citar:

XAVIER, ANDRESSA SIQUEIRA; SILVA, DANIEL OLIVEIRA E; SILVA, LUIS HENRIQUE MARTINS; GARCIA, TAINAH SATIKO TSUGE; MORAIS, MATEUS NASCENTES DE; , ; "REMOÇÃO DE CÁDMIO E CROMO USANDO CASCA DE CAFÉ COMO ADSORVENTE EM PROCESSO BATELADA", p. 77-83 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT112

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações