Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

RELEVÂNCIA DO CLAMPEAMENTO TARDIO NA ASSISTÊNCIA NEONATAL

RELEVÂNCIA DO CLAMPEAMENTO TARDIO NA ASSISTÊNCIA NEONATAL

Cozac, Erasmo Eustaquio ; Ribeiro , Gabriela Ramos ; Silva, Fernanda Chaves ; Costa , Carla Cristina Ferreira ; Costa, Ana Carolina Caixeta ; Faria, Lays Barros de ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: Em alguns estudos o clampeamento do cordão umbilical é definidocomo precoce quando realizado em até 30 segundos no recém-nascido (RN) prétermo ou inferior a 1 minuto no RN a termo após o nascimento, já oclampeamento tardio é aquele feito após 30 segundos no RN pré termo, após 1 a3 minutos no RN a termo ou quando a pulsação do cordão umbilical cessa. Otardio traz benefícios a curto e a logo prazo para o RN. A Organização Mundialde Saúde orienta essa prática desde 2007, e apesar disso muitas crianças temsido clampeadas precocemente. OBJETIVOS: O estudo tem por objetivoconscientizar sobre a importância dessa boa prática que pode aumentar asobrevida na infância e evitar possíveis complicações futuras. MÉTODOS:Realizou-se uma revisão de literatura sistemática através da plataformaPubmed, Scielo e Google Acadêmico, selecionando artigos do período de 2015 a2018, além do material do Programa de Atualização em Neonatologia da SociedadeBrasileira de Pediatria de 2019. RESULTADOS: Estudos atuais comprovam que como clampeamento tardio há um aumento no aporte sanguíneo de 20ml/kg para o RN,se comparado com a prática precoce. Esse aumento do volume sanguíneo reflete-se em retorno venoso adequado para o átrio esquerdo, com restabelecimento dapré-carga do ventrículo esquerdo e do débito cardíaco e manutenção da pressãosistêmica. Apesar disso, evidências clínicas mostram que as crianças aindahoje sofrem clampeamento precoce por vários motivos, tais como necessidade dereanimação, receio de hiperbilirrubinemia e policitemia neonatal. Indicativosatuais demostram que as policitemias não é um efeito adverso significativo e apossível hiperbilirrubinemia não é fator de risco considerável, o clampeamentotardio é, portanto, a melhor prática se analisando os riscos e benefícios. Oatraso no clampeamento do cordão umbilical associa-se também com índicesinferiores de reanimação na sala de parto e escores de Apgar no 1º minuto maiselevados em neonatos de muito baixo peso. Outra vantagem a médio prazo seriaum aumento do nível sérico de ferro, o que reduz as chances de uma possívelanemia, além disso, diminuição de hemorragias intraventriculares em recém-nascidos pré-termo. CONCLUSÃO: O clampeamento tardio traz uma atitude benéficana atenção ao parto por atuar na diminuição da mortalidade neonatal, além detrazer vantagens imediatas na assistência e estabilização do recém-nascido e amédio prazo aporte maior de ferro prevenindo anemias futuras."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: assistência neonatal, atendimento de emergência, clampeamento,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-66

Referências bibliográficas
  • [1] 1- NAVARRO, C. R. P. O que diz a literatura sobre o clampeamento tardio do cordão umbilical no recém-nascido a termo: argumentos para implementação de boas práticas. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM. 2016. 2- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Além da sobrevivência: práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças. Brasília: Ministério da Saúde, 201 3-SOBIERAY, N. L. E. C. Relação entre o tempo de clampeamento do cordão umbilical e incidência de Icterícia Neonatal e níveis de hematócrito em recém-nascidos a termo saudáveis. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo, v. 64, n,2, p. 88-92, 2019. 4-CHAPARRO, C. M. et al. Effect of timing of umbilical cord clamping on iron status in Mexican infants: a randomized controlled trial. Lancet, v.367, p.1977-2004, 2006.
Como citar:

Cozac, Erasmo Eustaquio ; Ribeiro , Gabriela Ramos; Silva, Fernanda Chaves ; Costa , Carla Cristina Ferreira; Costa, Ana Carolina Caixeta ; Faria, Lays Barros de; "RELEVÂNCIA DO CLAMPEAMENTO TARDIO NA ASSISTÊNCIA NEONATAL", p. 210-212 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-66

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações