Resumo - Open Access.

Idioma principal

RELEITURAS LÚDICAS APLICADAS AO PÚBLICO INFANTIL: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PROJETUAL NO ENSINO DE DESIGN

Serrasqueiro, Vania Bitencour; Domiciano, Cassia Letícia Carrara;

Resumo:

Este artigo apresenta uma experiência didática relacionando o ensino do projeto em design com os jogos e brincadeiras infantis. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Projeto Lúdico com os alunos do 7º semestre do curso de Design Gráfico da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (ESAMC). Estabelecendo a criança de 5 a 7 anos como usuário, a atividade objetiva a busca pela melhor abordagem metodológica projetual do design voltado para criação de objetos lúdicos, partindo de releitura de brincadeiras e jogos tradicionais, compreendendo a articulação de conceitos para esse público.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: design lúdico; ensino do design; releituras; jogos infantis; criança pré-escolar,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0250

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. O brincar na Educação Infantil. Natal: RN: Revista virtual EF Artigos. Vol. 3, nº 1, 2005.
  • [2] ARAÚJO, V. C. O jogo no contexto da educação psicomotora. São Paulo: Ed. Cortez, 199 106p.
  • [3] BARROS, Jussara De. "Resgatando Brincadeiras Antigas "; Brasil Escola. Disponível em . acesso em 10 agosto de 2016.
  • [4] BÜRDEK, B. E. – Design – História, Teoria, e Prática do Design de Produtos. –São Paulo: Edgard Blucher, 2006
  • [5] COELHO, Luiz Antonio L. (Org.) Design Método. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006.
  • [6] DONDI, Donis. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2. Ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997.
  • [7] FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1997
  • [8] HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. 5ed. Perspectiva. São Paulo, 2007.
  • [9] LIMA, Laise Soares e PAVEZI, Marilza. O papel da brincadeira e do brinquedo no desenvolvimento e aprendizagem da criança. João Pessoa: PA. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “Historia e Educação no Brasil” Anais Eletrônicos – ISBN 978-85-7745-551-5
  • [10] MUNARI, BRUNO. Das Coisas Nascem Coisas. Martins Fontes. São Paulo. 2008.
  • [11] _______________Design e Comunicação Visual: contribuição para uma metodologia didática. Martins Fontes. São Paulo. 1997
  • [12] REDIG, J. Sentido do design. Rio de Janeiro: Imprinta, 1983.
  • [13] RIZZO, G. Jogos Inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
  • [14] ROSAMILHA, N. Psicologia do jogo e aprendizagem infantil. São Paulo: Pioneira, 1979.
  • [15] VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989. 168p. p.106-118.
Como citar:

Serrasqueiro, Vania Bitencour; Domiciano, Cassia Letícia Carrara; "RELEITURAS LÚDICAS APLICADAS AO PÚBLICO INFANTIL: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PROJETUAL NO ENSINO DE DESIGN", p. 2915-2925 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0250

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações