Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O 1º DIA DE AULA DO ESTUDANTE

COLOMBO, K; BAHTEN, A. V; , ;

Pôster:

Atualmente, tem-se a necessidade em trabalhar com metodologias diferenciadas, tirando o professor do centro da educação. As metodologias ativas são uma nova proposta e desafio para os professores e estudantes. De um lado há uma resistência dos estudantes em sair da zona de conforto e o desafio do professor em convencer os estudantes que as metodologias aplicadas irão produzir um aprendizado mais efetivo. O primeiro dia de aula, é o momento em que o professor pode estimular os estudantes na nova perspectiva de educação. Este relato tem como objetivo justificar o porquê o primeiro dia de aula tem grande importância no decorrer do semestre e como os estudantes reagem ao se deparar com um plano de ensino baseado em metodologias ativas. Os comentários dos alunos nesse processo demonstram o interesse dos estudantes em se adequar a nova forma de ensino.

Pôster:

Palavras-chave: METODOLOGIAS,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1057

Referências bibliográficas
  • [1] BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências
  • [2] Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011
  • [3] Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais.
  • [4] Ciências e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, 2008. Disponível em:
  • [5] http://www.redalyc.org/redalyc/pdf/630/63009618.pdf. Acesso em: 11/12/2013.
  • [6] MICHAELSEN, L. K. & SWEET, M.The Essential Elements of Team-Based Learning. In: New
  • [7] Directions for Teaching and Learning, Special Issue: Team-Based Learning: Small Group
  • [8] Learning's Next Big Step, Volume 2008, Issue 116, pages 7–27, Winter 200
  • [9] MITRE, S. M.I; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDIDE MENDONÇA, J. M.; MORAISPINTO,
  • [10] N. M.; MEIRELLES, C.A.B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. Al.
  • [11] VEIGA, Ivanilda; OLIVEIRA, Odinea B. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de
  • [12] Física; fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar em Revista. Curitiba, n 44, p.75-92,
  • [13] Abr/Jun, 2012.
Como citar:

COLOMBO, K; BAHTEN, A. V; , ; "RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E O 1º DIA DE AULA DO ESTUDANTE", p. 4002-4006 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1057

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações