Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Relato de experiência: "grandes poetas brasileiros", um programa multilinguagem de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas municipais do Rio de Janeiro

An experience with “major Brazilian poets,” a multilanguage project for encouraging poetry reading and writing for students in public schools and libraries of Rio de Janeiro

Fagerlande, João Pedro ;

Artigo Completo:

Apresentamos aqui a experiência com o projeto “Grandes Poetas Brasileiros”, um programa de incentivo à leitura realizado pelo grupo Poesia Viral em escolas municipais (2014) e em bibliotecas municipais (2015), destinado a estudantes da rede pública e com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Artigo Completo:

This paper presents the experience with “Major Brazilian Poets”, a project in public libraries and schools in Rio de Janeiro in 2014 and 2015, created by the Poesia Viral group and sponsored by the Secretary of Culture of Rio de Janeiro. The project is designed for students in the public school system, and its goal is to encourage poetry reading and writing.

Palavras-chave: Ensino; Leitura; Poesia,

Palavras-chave: Poetry; Reading; Teaching literature,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-014

Referências bibliográficas
  • [1] BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2014.
  • [2] PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
  • [3] PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
  • [4] TODOROV, Tzvetan. Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
  • [5] ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Trad. Jerusa Pires e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Como citar:

Fagerlande, João Pedro; "Relato de experiência: "grandes poetas brasileiros", um programa multilinguagem de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas municipais do Rio de Janeiro", p. 151-157 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-014

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações