Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Relação entre o Design da Informação e a pesquisa com Compósitos Laminados derivados do “Fibrobarro”, como meio de interpretação, comunicação e informação para a disseminação e socialização dos conhecimentos sobre essa técnica construtiva

Santos, Ramilo Vicente Jesus dos ; Mendes, José Luiz ;

Artigo completo:

O artigo aborda a relaçãoentre a pesquisa com compósitos laminados derivados do “Fibrobarro”,desenvolvida no Laboratório de Investigação em Livre Desenho – LILD, dodepartamento de Artes & Design da PUC/Rio, e o Design da Informação revelando a importância do material para oMeio Ambiente e sua Sustentabilidade e a influência e a contribuição dessa áreado Design na visualização, cognição e informação para disseminação esocialização de conhecimentos sobre essa técnica construtiva. Ao longo da pesquisa,ocorre a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do saber, tais como oDesign, a Engenharia e a Arquitetura, revelando o entendimento e a comunicaçãoentre elas, colaborando com a função do Designer no desenvolvimento dessesmateriais, na busca pela melhor solução para problemas construtivos comuns deDesign e estruturas de Engenharia Civil, que envolve os pesquisadores do LILD. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Construção, Barro, Forma, Interpretação, Informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-077

Referências bibliográficas
  • [1] FERREIRA, Luís Manuel Rodrigues. Arquitetura de Terra: Das técnicas construtivas ao desenvolvimento de competências, Porto, Portugal, 2015. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro. Relume Damará, 2002 [1985]. FLUSSER, Vilém. O Mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Rafael Cardoso (org). Tradução: Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Como citar:

Santos, Ramilo Vicente Jesus dos; Mendes, José Luiz; "Relação entre o Design da Informação e a pesquisa com Compósitos Laminados derivados do “Fibrobarro”, como meio de interpretação, comunicação e informação para a disseminação e socialização dos conhecimentos sobre essa técnica construtiva", p. 802-813 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-077

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações