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REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DESIGN UNIVERSAL NA ARQUITETURA, SOB A ÓTICA DOCENTE

REFLECTIONS ON THE TEACHING OF UNIVERSAL DESIGN IN ARCHITECTURE, FROM THE TEACHER'S VIEWPOINT

Costa, Angelina Dias Leão ; Dantas, Anderson Guedes ;

Artigo:

Proporcionar ambiências sensíveis na academia pode favorecer a assimilação da Acessibilidade & Design Universal, levando discentes à uma prática projetual além da legislação. Esse artigo é parte de uma pesquisa maior e apresenta reflexões sob a ótica docente sobre o ensino de DU na Arquitetura, evidenciando estratégias. A metodologia contou, dentre outras etapas, com o preenchimento de formulários eletrônicos disponibilizados on line aos professores. Resultados demonstram que muitas instituições já têm esses conteúdos incorporados aos currículos, e reconhecem sua importância ao longo do curso. Evidenciou-se que as melhores estratégias são aquelas que envolvem a pessoa com deficiência no processo projetual.

Artigo:

Providing sensitive environments in the academy can favor the assimilation of Accessibility & Universal Design, leading students to a design practice beyond the legislation. This article is part of a larger research and presents reflections from the teaching perspective on the teaching of DU in Architecture, highlighting strategies. The methodology included, among other steps, the completion of electronic forms made available online to teachers. Results show that many institutions already have these contents incorporated into their curricula, and they recognize its importance throughout the course. It was evidenced that the best strategies are those that involve the person with disability in the design process.

Palavras-chave: Estratégias de Ensino; Design Universal; Docente,

Palavras-chave: Teaching strategies; Universal Design; Teacher,

DOI: 10.5151/eneac2022-021

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Como citar:

Costa, Angelina Dias Leão; Dantas, Anderson Guedes; "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DESIGN UNIVERSAL NA ARQUITETURA, SOB A ÓTICA DOCENTE", p. 312-329 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-021

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