Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Reflexões sobre o ensino de Arte para graduação em Design: percepções docentes e relato de experiência

Reflections about Art teaching for Design courses: teacher perceptions and an experience report.

MINOZZO, Marcele Cristiane ; CALOMENO, Carolina ;

Artigo:

O presente artigo reflete sobre o ensino-aprendizagem em Arte e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades na formação em Design. Para tanto, investigamos quais as habilidades desejadas ao designer e como a disciplina de História da Arte é abordada nos cursos de Design. Entrevistas com professores desta disciplina, em instituições de ensino superior de Curitiba, foram realizadas para compreender a abordagem metodológica adotada e as mudanças que vem ocorrendo nos currículos. Complementarmente, foi realizada participação na disciplina de História da Arte para os cursos de Design da UFPR. Como resultado, constata-se que o ensino de Arte, na amostra estudada, tem sido reduzido em horas e número de disciplinas, e que um tempo maior permitiria aprofundamento e reflexão, visto que a Arte é necessária não apenas para construção de repertório visual mas como espaço para desenvolver sensibilidade e construção de uma consciência social para o futuro profissional do Design.

Artigo:

This paper reflects about Art teaching-learning and its possible contributions to capacity development in Design training. To do so, we investigate which skills are desired for designers and how the Art History discipline is approached in Design courses. Interviews with professors of this discipline in higher education institutions in Curitiba were carried out to understand a methodological approach adopted and the changes that have been taking place in the curricula. Complementarily, participation in the Art History discipline was carried out for Design courses at UFPR. As a result, it appears that Art teaching, in the studied sample, has been reduced in hours and number of subjects, and that a longer time would allow for in-depth and reflection, since Art is necessary not only for construction of a visual repertoire but as a space to develop sensitivity and build a social conscience for Design professional future.

Palavras-chave: Ensino do Design; Arte-educação; Capacidades.,

Palavras-chave: Design Teaching; Art Teaching; Skills.,

DOI: 10.5151/ped2022-9545590

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
  • [2] BARBOSA, A. M. (Org.). Arte Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005
  • [3] BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
  • [4] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/a-area-de-linguagens-e-suastecnologias Acesso em 31 jul 2022
  • [5] BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: SESU/MEC, 2004. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf Acesso em 31 jul. 2022
  • [6] CALADO, Margarida. Por que ensinar História da Arte. In: Matéria-prima. - Lisboa, 2013. - Vol. 1, nº 1 (jan./jun. 2013), p. 56-62. ISSN 2182-975 Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9601?locale=pt_PT
  • [7] CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Blucher, 3. ed. 2008.
  • [8] CAVALCANTI, Ana. O estudo da História Da Arte e o Século XIX. 2009. V Encontro de História da Arte. IFCH / UNICAMP. Disponível em https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2009/CAVALCANTI,%20Ana%20-%20VEHA.pdf Acesso em 30 mai 2021.
  • [9] CONFORTO, E. C. et al. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO CBGDP, 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Congresso Brasileiro de Gestão e Desenvolvimento de Produto CBGDP, 2011. p. 1-12
  • [10] DUARTE JR., João Francisco. Por que Arte-educação? Campinas: Editora Papirus, 6. ed. 2000.
  • [11] GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
  • [12] FLACH, L.; MEDEIROS, I. B. de O.; FIGUEIREDO, M. D.; OLTRAMARI, A. P. Aprendizagem e competências por meio das artes: atividade profissional e vivência artística em diálogo. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 121–154, 2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3444. Acesso em: 14 jun. 2021.
  • [13] FONTOURA, Antônio Martiniano. EdaDe : a educação de crianças e jovens através do design. Tese. Doutorado em Engenharia de Produção. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002
  • [14] FRASCARA, Jorge. Design Education, Training, and the Broad Picture: Eight Experts Respond to a Few Questions. She ji The Journal of Design, Economics, and Innovation Vol. 6, No. 1, Spring 2020. Disponivel em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405872620300058 Acesso em 17 nov 2021
  • [15] FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
  • [16] KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, dez. 2008 Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7964/4752. Acesso em 31 jul 2022.
  • [17] LEON, Ethel. Primeira Escola de Design do Brasil. In: IAC. Disponível em: http://www.blucher.com.br/livro/detalhes/iac-primeira-escola-de-design-do-brasil-655. Acesso em: 26 de outubro de 2021.
  • [18] LONA, Mirian Therezinha; BARBOSA, Ana Mae. O ensino de Design no Brasil: formação das escolas, Diretrizes Curriculares Nacionais e Enade. DATJournal v.5 n.2 2020. Disponível em https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/192/154 Acesso em: 16 de novembro 2021
  • [19] MAASS, M. C. Design e Cidadania: defesa da Educação Artística. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, 2011.
  • [20] MEYER, M. W., NORMAN, D. Changing Design Education for the 21st Century. She Ji The Journal of Design, Economics, and Innovation. Vol. 6, No. 1, 2020 Disponível em https://doi.org/10.1016/j.sheji.2019.12.002
  • [21] MOZOTA, Bridge B. Design Management: Using Design to Build Value and Corporation Innovation. New York: Allworth Press, 2003.
  • [22] READ, H. A Educação pela Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
  • [23] SANTOS, A. (org.). Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduando em design e áreas afins. Curitiba: Insight, 2018. P.72-89.
  • [24] SANTOS, F. A.; SOUTO, V. T. GARROSSINI, D. F. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Bauru, 2014 Educação Gráfica - V.18 - N. 02 Disponível em:https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21348/1/ARTIGO_ImportanciaAlfabetizacao.pdf Acesso em 18 ago. 2020
  • [25] UFPR. Setor de Artes, Comunicação e Design – Sacod. Departamento de Design. Grade Curricular Design Gráfico. Disponível em: http://www.sacod.ufpr.br/portal/coordesign/ Acesso em 18 jun. 2022
  • [26] UTFPR. Departamento Acadêmico de Desenho Industrial - DADIN. Disponível em: https://dadin.ct.utfpr.edu.br/ Acesso em 18 jun. 2022
Como citar:

MINOZZO, Marcele Cristiane; CALOMENO, Carolina; "Reflexões sobre o ensino de Arte para graduação em Design: percepções docentes e relato de experiência", p. 4327-4343 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9545590

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações