Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Reflexões sobre design e iniciativas participativas no contexto museal

-

ALEXANDRE, Rosana Ferreira ; REIS, Andrea de Lennhoff Pereira ; NOVAES, Luiza ;

Resumo:

Este artigo apresenta reflexões elaboradas ao longo de duas pesquisas de doutorado. Uma concluída e outra em andamento. Ambas investigam experiências em museus e o papel ampliado do design para que as mesmas aconteçam. A partir do entendimento dos valores e princípios dos museus atuais, dos públicos contemporâneos e de suas expectativas, o artigo reflete, com base em iniciativas reais levantadas, sobre formas interativas utilizadas para convidar o público a se relacionar ativamente com o patrimônio cultural. Sob o viés do design, verifica-se como pensar, planejar e o executar ações de forma participativa podem engajar a audiência de maneira diferenciada. Para compreender os diferentes níveis de participação observados nas iniciativas, utilizamos como referência os modelos desenvolvidos por Simon (2010) e Brown (2004). Concluímos que há muitas possibilidades para envolver o público em museus, e cabe a cada instituição avaliar e adotar a solução mais adequada a cada momento e contexto.

Resumo:

-

Palavras-chave: design de interação, museu; público; participação,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Design e Tecnologia (https://www.ufrgs.br/det/index.php/det)

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

ALEXANDRE, Rosana Ferreira; REIS, Andrea de Lennhoff Pereira; NOVAES, Luiza; "Reflexões sobre design e iniciativas participativas no contexto museal", p. 6052 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Design e Tecnologia (https://www.ufrgs.br/det/index.php/det)

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações