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Reflexões sobre a identificação de níveis de affordances em interfaces bancárias digitais

Reflections on the identification of affordances levels in digital banking interfaces

Adam, Dominique Leite ; Schlemmer, André ; Padovani, Stephania ; Okimoto, Maria Lucia Leite Ribeiro ;

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As interfaces digitais podem mediar as relações entre humano e computador em diferentes áreas da sociedade. No design, a mediação pode ocorrer por meio de interações, que são projetadas para serem percebidas, compreendidas, e auxiliarem na tomada de decisão dos usuários. À vista disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão a respeito dos níveis de affordances em interfaces bancárias sob a ótica do Design da Informação. Os procedimentos metodológicos são norteados por um levantamento bibliográfico acerca do processamento de informações e níveis de affordances, seguido de uma análise de identificação das affordances a partir de relatos de experiências dos usuários e exemplificação de interface. Os resultados sugerem que, em geral, as affordances são percebidas pelos usuários, porém demandam um esforço cognitivo adicional para compreendê-las. A partir dessas reflexões, conclui-se que o designer precisa considerar a familiaridade e experiência dos usuários para aplicar os níveis de affordances em seus projetos.

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Digital interfaces can mediate the human-computer relationship in different areas of society. In design, mediation can occur through interactions, which are designed to be perceived, understood, and assist users in making decisions. Given this, this article aims to present a reflection on the levels of affordances in banking interfaces from the Information Design's perspective. The methodological procedures are guided by a bibliographic review about the processing of information and levels of affordances, followed by an analysis of identification of affordances from users' experiences reports and an example of an interface. The results suggest that, in general, affordances are perceived by users, but require additional cognitive effort. From these reflections, it is concluded that the designer needs to consider the familiarity and experience of the users to apply the affordances levels in their projects.

Palavras-chave: processamento de informação, affordances, design de interação, design centrado do usuário,

Palavras-chave: information processing, affordances, interaction design, user-centered design,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-092-353162-CIDI-Tecnologia_ac.pdf

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Como citar:

Adam, Dominique Leite ; Schlemmer, André ; Padovani, Stephania ; Okimoto, Maria Lucia Leite Ribeiro; "Reflexões sobre a identificação de níveis de affordances em interfaces bancárias digitais", p. 1202-1216 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-092-353162-CIDI-Tecnologia_ac.pdf

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