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REDES DE PROJETO PARA SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O CASO DA EMPRESA VUELO

Araujo, Roberto Zimmer; Freire, Karine de Mello;

Artigo Completo:

Este artigo consiste num estudo exploratório em relação a formas de contribuição da lógica de redes de projeto em design estratégico para sustentabilidade. Para tanto, além de revisão teórica, foi analisado o caso da empresa Vuelo, uma empresa de bolsas, mochilas e acessórios para viagem que opera a partir de uma cultura de projeto fundamentada em valores sustentáveis. As relações ecossistêmicas estabelecidas pelo modelo de negócio projetado pela Vuelo permitem a disseminação dos valores sustentáveis fundamentais da empresa, cocriados seguindo a lógica de constelação de valores. Uma evidência dessa disseminação está na atitude dos vuelistas (identidade do usuário da Vuelo), que buscaram a empresa na ocasião em que um produto da linha apresentou problemas de fabricação. A empresa desenvolveu um projeto em rede articulando usuários, fabricantes e uma universidade com o objetivo de alterar o processo de fabricação de tal forma que o problema fosse solucionado. Neste projeto, se destaca o processo de troca de informação entre a Vuelo e os outros atores e a complementariedade de conhecimento. As principais contribuições do caso são no sentido da disseminação dos valores sustentáveis assumidos pela empresa a partir das relações com outros atores, a consciência em relação aos impactos sociais e ambientais nos usuários e a relevância da diversidade de informações provenientes de atores diversos de uma rede de projeto.

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Palavras-chave: Design estratégico; redes de projeto; sustentabilidade; constelação de valor; Vuelo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0175

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Como citar:

Araujo, Roberto Zimmer; Freire, Karine de Mello; "REDES DE PROJETO PARA SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O CASO DA EMPRESA VUELO", p. 2055-2065 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0175

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