Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

REDES DE PROJETO PARA SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O CASO DA EMPRESA VUELO

Araujo, Roberto Zimmer ; Freire, Karine de Mello ;

Artigo Completo:

Este artigo consiste num estudo exploratório em relação a formas de contribuição da lógica de redes de projeto em design estratégico para sustentabilidade. Para tanto, além de revisão teórica, foi analisado o caso da empresa Vuelo, uma empresa de bolsas, mochilas e acessórios para viagem que opera a partir de uma cultura de projeto fundamentada em valores sustentáveis. As relações ecossistêmicas estabelecidas pelo modelo de negócio projetado pela Vuelo permitem a disseminação dos valores sustentáveis fundamentais da empresa, cocriados seguindo a lógica de constelação de valores. Uma evidência dessa disseminação está na atitude dos vuelistas (identidade do usuário da Vuelo), que buscaram a empresa na ocasião em que um produto da linha apresentou problemas de fabricação. A empresa desenvolveu um projeto em rede articulando usuários, fabricantes e uma universidade com o objetivo de alterar o processo de fabricação de tal forma que o problema fosse solucionado. Neste projeto, se destaca o processo de troca de informação entre a Vuelo e os outros atores e a complementariedade de conhecimento. As principais contribuições do caso são no sentido da disseminação dos valores sustentáveis assumidos pela empresa a partir das relações com outros atores, a consciência em relação aos impactos sociais e ambientais nos usuários e a relevância da diversidade de informações provenientes de atores diversos de uma rede de projeto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design estratégico; redes de projeto; sustentabilidade; constelação de valor; Vuelo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0175

Referências bibliográficas
  • [1] CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
  • [2] COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
  • [3] ELKINGTON, John. Sustentabilidade : canibais com garfo e faca. São Paulo: M.Books, 2012.
  • [4] FRANZATO, Carlo; DEL GAUDIO, Chiara; PARODE, Fábio; BENTZ, Ione; BORBA Gustavo; FREIRE, Karine de Mello. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, Karine de Mello. (org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. São Paulo, Kazuá, 2015, p. 157-182.
  • [5] FREIRE, Karine de Mello. Design estratégico para a inovação social. In: FREIRE, Karine de Mello. (Org.) Design estratégico para inovação cultural e social. 1 ed. São Paulo: Editora Kazuá, 201
  • [6] LEVY, Pierre. A inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
  • [7] MALAGUTI, Cynthia. Design e valores materializados: cultura, ética e sustentabilidade. In: DE MORAES, Dijon. KRUKEN, Lia. (Org.) Cadernos de estudos avançados em Design: Sustentabilidade I. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, v.a, 2009. Disponível em http://www.tcdesign.uemg.br/pdf/Sustentabilidade_I.pdf
  • [8] MANZINI, Ezio. VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. 1ª ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
  • [9] MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v.1, n.1, Dec 1, p.31-38. 2008.
  • [10] NORMANN, R.; RAMÍREZ, R. From Value Chain to Value Constellation: Designing Interactive Strategy. Harvard Business Review. N. 71, 1993. pp. 65–77.
  • [11] VUELO. Projeto Vuelo. Disponível em HYPERLINK "http://store.vuelistas.com/projeto-vuelo/" \h http://store.vuelistas.com/projeto-vuelo/. Acesso em 08 de outubro de 2015.
Como citar:

Araujo, Roberto Zimmer; Freire, Karine de Mello; "REDES DE PROJETO PARA SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O CASO DA EMPRESA VUELO", p. 2055-2065 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0175

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações