CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ReDE InovaAula: a trajetória da construção de um dispositivo web voltado à formação de professores em conteúdos de design

ReDE InovaAula: a trajectory of the construction of a web device focused on teacher training in design contents

Coutinho, Solange ; Ferreira, Erika Simona dos Santos ; Araújo, Edilene Mendes Da Silva ; Silva, Hélio Oliveira ;

CIDI:

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do dispositivo web ReDE InovaAula para professores, no qual eles têm a possibilidade de: (1) aprender sobre design, seguindo por trilhas de conhecimento ou com a livre exploração de conteúdos; (2) testar seus conhecimentos; (3) aplicá-los no desenvolvimento dos seus materiais e planejamento de aulas; para, por fim, (4) compartilhar seus saberes em materiais de aula mais inovadores, ampliando o potencial de trocas, conexões e saberes do dispositivo. Partindo do modelo conceitual desenvolvido por Ferreira (2016), aqui são descritas as diversas etapas seguintes empreendidas (2018-2021), os testes de algumas funções do dispositivo e os seus principais resultados – que indicam a validação das funções e a aceitação pelos professores do ensino básico, sugerindo, por sua vez, algumas adequações para o dispositivo web ReDE. Ao final, apresentamos os desdobramentos do projeto.

CIDI:

This paper presents the development process of the “ReDE InovaAula” web device for teachers, in which they have the possibility of: (1) learning about design, by following knowledge trails or the free exploration of contents; (2) testing their knowledge; (3) applying it to the development of their materials and planning lessons; and lastly, (4) sharing their knowledge in more innovative class materials, expanding the potential of the device for exchanges, connections and knowledge. Based on the conceptual model developed by Ferreira (2016), a description is given of the various steps that were taken (2018-2021), the tests of some of the device functions and their main results – which indicate the validation of the functions and the acceptance by the basic education teachers, suggesting, in turn, some adaptations for the ReDE web device. Lastly, we present the way in which the project unfolded.

Palavras-chave: dispositivo web, formação de professores em design, educação, design da informação,

Palavras-chave: web device, training teachers in design, education, information design,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-30_646069

Referências bibliográficas
  • [1] Araújo, E. M. S., Coutinho, S. G. & Ferreira, E. S. S. (2019). Design/Educação: o desenvolvimento do dispositivo web ReDE, voltado à formação de professores em conteúdos de design e sua validação junto aos mesmos. [Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica 2018/2019, aprovado]. CNPq/Universidade Federal de Pernambuco.
  • [2] Barbosa, N. C. (2015). Design e escola: o professor como um agente para inovação no ensino fundamental e médio. [Monografia de graduação não publicada]. Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE.
  • [3] Cadena, R. A. (2013). Aperfeiçoando projeções: experiências de formações em design de apresentações digitais de slides (ADS) com estudantes de licenciatura de Pernambuco. [Dissertação de mestrado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [4] Cadena, R. A. (2018). Sharing textual graphic language: early lessons in graphic language through practices of handwriting organization by teachers and pupils in schools in Recife. [Tese de doutorado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [5] Coutinho, S. G. (2022). Rede Internacional Design/Educação - FASE II: Dispositivo web multiplataforma [Projeto de pesquisa aprovado, 2022-2025, em andamento]. Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE.
  • [6] Coutinho, S. G., Lopes, M. T., Barbosa, N. C. & Cadena, R. A (2019). The trajectory of design/education at UFPE and the actions of RIDE. In: Luciane Maria Fadel, José Guilherme Santa Rosa e Cristina Portugal (Eds.), Selected Readings of the 8th Information Design International Conference - Information Design: Memories. São Paulo: Editora Edgard Blücher, Chapter 14, p.281-310.
  • [7] Ferreira, E. S. S. (2016). Design/Educação: a discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores. [Dissertação de mestrado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
  • [8] Ferreira, E. S. S., Coutinho, S. G. & Lopes, M. T. (2019). A discussão de uma proposta de dispositivo web com base no Design Thinking Canvas voltado à formação de professores. In: Anais do Congresso Internacional de Design da Informação, 9, 843-85 https://doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0158
  • [9] Fontoura, A. M. (2002). EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. Florianópolis [Tese de doutorado não publicada]. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: UFSC.
  • [10] Knapp, J., Zeratsky, J. & Kowitz, B. (2017). Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas 5 dias, 1a ed. Rio de Janeiro: Intrínseca.
  • [11] Lopes, M. T. (2014). Uma formação do olhar: o design da informação como conteúdo formador dos professores das licenciaturas brasileiras. [Tese de doutorado não publicada]. Programa de Pós-Graduação em Design. Recife: UFPE.
  • [12] Queiros, L. M., Jofilsan N. C., Filho A. S. C., Gomes, A. S., Oliveira, F. K. & Silva, C. J. P. (2018). Usability Testing for Teachers’ Lesson Planning Services. Frontiers in Education Conference (FIE). San Jose, Califórnia, Estados Unidos da América.
  • [13] Silva, H. O., Coutinho, S. G. & Ferreira, E. S. S. (2021). Design/Educação: A validação do dispositivo web ReDE Inovaaula, voltado à formação de professores em conteúdos de design. [Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica 2020/2021, aprovado]. Universidade Federal de Pernambuco.
  • [14] Silva, L. V. G., Coutinho, S. G. & Ferreira, E. S. S. (2019). Design/Educação: o desenvolvimento do dispositivo web ReDE, voltado à formação de professores em conteúdos de design e sua validação junto a pesquisadores da RIDE. [Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica 2018/2019, aprovado]. Universidade Federal de Pernambuco.
Como citar:

Coutinho, Solange; Ferreira, Erika Simona dos Santos; Araújo, Edilene Mendes Da Silva; Silva, Hélio Oliveira; "ReDE InovaAula: a trajetória da construção de um dispositivo web voltado à formação de professores em conteúdos de design", p. 451-471 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-30_646069

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações