Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Rede educativa Inhotim: design da informação e metodologia educativa com uso de rede digital e aplicativo móvel

Inhotim education network: information design and educational methodology using digital network and mobile application

Rodrigues, Cláudio Santos ; Rapolês, Maria Eugênia Salcedo ; Silva, Sérgio Antônio ;

Poster:

Este trabalho parte da análise de um projeto que se iniciou com a implantação de uma rede digital incorporada à metodologia educativa existente do Instituto Inhotim. Pretende-se avaliar o processo de desenvolvimento e evolução da rede junto aos usuários e aos projetos existentes no período de implantação, em abril de 2013 até sua expansão em forma de um aplicativo para dispositivos móveis lançado em março de 2015. Serão levadas em conta também as etapas de desenvolvimento, manutenção, formação interna e incorporação de novas metodologias e ferramentas, ao longo do ano de 2014. Todas essas ações, objeto de análise deste artigo, foram produzidas no âmbito do programa Educativo do Inhotim, partindo de um projeto piloto do Instituto – Jovens Agentes Ambientais. O texto procura apontar como o design da informação permite que os fluxos da rede criem uma memória de seus próprios processos e como a rede pode se manter viva, em conexão com outros projetos, e quais podem ser os próximos passos para a sustentabilidade de sua existência.

Poster:

This work starts from the analysis of a project that began with the implementation of a digital network incorporated into existing educational methodology at Inhotim Institute. It intends to analyse the development and evolution of the network with users and existing projects since the implementation period in April 2013 to its expansion in the form of an application for mobile devices launched in March 2015. The stages of development, maintenance, internal training and incorporation of new methodologies and tools throughout the year 2014 will also be taken into account. All these actions, which are the object of analysis of this article, were produced under the Educational program of Inhotim, starting with a pilot project of the Institute called Young Environmental Agents. The text tries to point out how the information design allows network flows to create a memory of their own processes and how the network can stay alive in connection with other projects, and also which may be the next steps for the sustainability of its existence.

Palavras-chave: Design de informação, educação, redes digitais, sustentabilidade., Information design, education, digital networks, sustainability.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_173

Referências bibliográficas
  • [1] CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • [2] HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomas Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DPAndamp;A, 2005.
  • [3] KRULIKOWSKI, Erick. Sustentabilidade de Redes. Encontro Cultura Popular e Educação. “Redes de contato: reinvenção solidária, pluralismo e diálogo entre culturas e civilizações” Montes Claros, 17 ago 2007.
  • [4] LEÃO, Lúcia (Org.). Derivas Cartografias do Ciberespaço. São Paulo: Annablume; Senac, 200
  • [5] MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: EDUSP, 2002.
  • [6] PINHEIRO, M.; SPITZ, R. 2007. O design de interação em ambientes de ubiquidade computacional. In: Congresso Internacional de Design da Informação, 3, Curitiba, 2007. Anais. Curitiba, SBDI’2007.
  • [7] PRADO, G. 199 Os sites de arte na rede Internet. In: Encontro Anual da Compôs, VI, São Leopoldo, 199 Anais... São Leopoldo, UNISINOS.
Como citar:

Rodrigues, Cláudio Santos; Rapolês, Maria Eugênia Salcedo; Silva, Sérgio Antônio; "Rede educativa Inhotim: design da informação e metodologia educativa com uso de rede digital e aplicativo móvel", p. 1170-1177 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_173

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações