Artigo - Open Access.

Idioma principal

RECUPERAÇÃO DE METAIS ATRAVÉS DA BIOLIXIVIAÇÃO DE BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO UTILIZANDO ACIDITHIOBACILLUS THIOOXIDANS

RECOVERY OF METALS THROUGH BIOLEACHING OF LITHIUM-IONS BATTERIES USING ACIDITHIOBACILLUS THIOOXIDANS

MOURA, GUILHERME HENRIQUE DA SILVA ; FERREIRA, JULIANA DE SOUZA ; MESQUITA, LEONARDO MASIN ; MENêZES, LUIS HENRIQUE DOS REIS ; RESENDE, MIRIAM MARIA DE ; , ;

Artigo:

A recuperação de cobalto e lítio das baterias de íons de lítio (LIBs) utilizadas tem atraído atenção mundial devido a problemas de impactos ambientais e de fornecimento de recursos, já que o custo de obtenção desses metais é alto. Na busca por novos métodos de recuperação do Li e Co, a biolixiviação vêm se destacando, por apresentar uma abordagem econômica e de baixo impacto ambiental. O objetivo desse trabalho foi a aplicação do Acidithiobacillus thiooxidans para biolixiviar esses metais de LIBs usadas, que após análise dos resultados, mostrou-se uma forma promissora de recuperação de cobalto e lítio, recuperando 86% de Lítio (1,68 vezes maior que o meio sem inóculo) e 37% de Cobalto (5,28 vezes maior que o meio sem inóculo).

Artigo:

Palavras-chave: BIOLIXIVIAçãO, LíTIO, COBALTO.,

Palavras-chave: BIOLEACHING, LITHIUM, COBALT.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO42

Referências bibliográficas
Como citar:

MOURA, GUILHERME HENRIQUE DA SILVA; FERREIRA, JULIANA DE SOUZA; MESQUITA, LEONARDO MASIN; MENêZES, LUIS HENRIQUE DOS REIS; RESENDE, MIRIAM MARIA DE; , ; "RECUPERAÇÃO DE METAIS ATRAVÉS DA BIOLIXIVIAÇÃO DE BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO UTILIZANDO ACIDITHIOBACILLUS THIOOXIDANS", p. 2709-2715 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO42

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações