Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RECUPERAÇÃO DA ESCÓRIA DO FORNO DE REDUÇÃO DO MINÉRIO DE NÍQUEL PARA UTILIZAÇÃO COMO FERTILIZANTE

SILVA, M. M.; SAFATLE, F. A.; PEREIRA, H. S.; OLIVEIRA, K. D.; ÁVILA-NETO, C. N.;

Artigo Completo:

Atualmente, o reaproveitamento da escória gerada durante o processamento de metais consiste em um dos grandes desafios das indústrias metalúrgicas extrativas. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma perspectiva sustentável para tratamento da escória gerada durante a produção de liga metálica ferro-níquel, com o intuito de solubilizar o silício para a posterior utilização como fertilizante para as plantas. Para isso, foi realizada a caracterização da amostra por Fluorescência de Raios X e Difração de Raios X. Posteriormente, foram realizados testes de solubilidade do silício utilizando calcinação a 900 ºC juntamente com carbonato de cálcio. Os resultados desmontaram que o procedimento não foi suficiente para solubilizar o Si presente na escória.

Artigo Completo:

Palavras-chave: escória do forno,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-448

Referências bibliográficas
  • [1] BUCK,G.B, Metodologia para determinação de silício em fertilizantes,2010. LIMA,R.L.Avaliação da escória de níquel como possível matéria prima para pigmento cerâmico,2009.
Como citar:

SILVA, M. M.; SAFATLE, F. A.; PEREIRA, H. S.; OLIVEIRA, K. D.; ÁVILA-NETO, C. N.; "RECUPERAÇÃO DA ESCÓRIA DO FORNO DE REDUÇÃO DO MINÉRIO DE NÍQUEL PARA UTILIZAÇÃO COMO FERTILIZANTE", p. 2813-2818 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-448

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações