Resumo - Open Access.

Idioma principal

Recorrência da excepcionalidade: discursos sobre identidade no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina

MARTINS, Tiago Souza ;

Resumo:

Este projeto de pesquisa busca evidenciar os discursos especializados sobre o Pavilhão da Criatividade, um espaço permanente de exposição situado no Memorial da América Latina. Pretende-se apreender os elementos que constroem os discursos, nesse espaço, sobre a ideia de América Latina, dentre os quais, a referência à ideia de criatividade, que dá nome ao Pavilhão. Ao mesmo tempo, apreender o modo como esse e outros possíveis elementos se articulam na construção dos discursos sobre o local. O projeto parte, como referência empírica, da exposição permanente no Pavilhão da Criatividade, no Memorial da América Latina. Para análise, serão enfocados os discursos especializados no Pavilhão da Criatividade, nas suas diferentes modalidades de expressão: expografia; documentação escrita; falas oficiais. Trata-se, portanto, de apreender os discursos sobre o local expressos pela expografia; por documentos ali desenvolvidos; pelas falas de pessoas que trabalham no local e pelas falas de pessoas envolvidas na construção do Pavilhão da Criatividade.

Resumo:

Palavras-chave: Memorial da América Latina, Cultura Popular, Cultura Material, Exposição,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp-006

Referências bibliográficas
  • [1] BITTENCOURT , José . Cada coisa em seu lugar. Ensaio de interpretação do discurso de um museu de história. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v. 8/9. p. 151-174 (2000-2001). Editado em 2003.
  • [2] CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
  • [3] CURY, Marilia Xavier. Exposição: Concepção, Montagem e Avaliação. São Paulo. Annablume. 2006.
  • [4] MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista Nova Série Nº1. 1993.
  • [5] PESEZ, Jean-Marie. “História da cultura material” p154-172. In. LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo. Martins fontes. 1990.
Como citar:

MARTINS, Tiago Souza; "Recorrência da excepcionalidade: discursos sobre identidade no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina", p. 49-52 . In: Anais do VII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - (des)Identidade Nacional [=Blucher Social Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp-006

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações