Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Recomendações para o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem inclusivo: baixa visão

Recommendations for the development of Inclusive Virtual Learning Environment: low vision

Tasca, Ettore Hadas ; Bueno, Juliana ; Moraes, Reinaldo Pereira de ;

Artigo:

Na área da Educação, o ensino a distância é uma das modalidades que permite o aprendizado; e este se tornou crucial devido ao contexto pandêmico em que a sociedade vive desde 2020. Professores tiveram que remodelar sua forma de ensino e a maioria das escolas adaptou suas disciplinas, de forma que muitas delas passaram a fazer uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Ao fazer uso de um AVA é necessário garantir que ele seja acessível a todos que o utilizam. Neste contexto, um dos pontos a serem estudados é a sua interface. Dentre a diversidade de pessoas com deficiência, este trabalho se foca nas pessoas com baixa visão. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é propor um conjunto de recomendações que auxiliem designers no desenvolvimento de AVAs acessíveis a alunos com baixa visão. Para isto, o método de pesquisa adotado neste artigo é composto por Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), análise e síntese dos dados. A partir dos resultados obtidos com a aplicação do método, foram elaboradas 11 recomendações para o desenvolvimento de AVAs para alunos com baixa visão.

Artigo:

In the Educational area, distance learning is one of the modalities that allows learning, this has become crucial to the pandemic context in which distance learning has been living since 2020. Teachers had to adapt their form of education and most schools adapted their subjects and tried to make use of virtual learning environments (VLEs). When using a VLE, it is necessary to ensure that it is accessible to everyone who uses it. In this context, one of the points to be studied is its interface. Among the diversity of people with disabilities, this work focuses on people with low vision. Given the above, the objective of this paper is to propose a set of recommendations that help designers in the development of accessible VLEs to students with low vision. For that, the research method presented in this paper is composed of Systematic Literature Review (SLR) and data analysis and synthesis. From the results obtained with the application of the method, 11 recommendations were made for the development of VLEs for students with low vision.

Palavras-chave: acessibilidade; design inclusivo; inclusão digital; inclusão educacional; deficiente visual,

Palavras-chave: : accessibility; inclusive design; digital inclusion, educational inclusion; visually empaired,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-113

Referências bibliográficas
  • [1] AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Sou cego ou enxergo? As questões da baixa visão. Educar, n. 23, 15 - 28. Curitiba: Editora UFPR, 2004.
  • [2] BATALIOTTI, Soellyn Elene. Da acessibilidade à autonomia do usuário com deficiência visual em ambientes virtuais de aprendizagem. Presidente Prudente, 2017. Tese (Doutorado) - Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
  • [3] BERNARDO, Wanderley Marques; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce; JATENE, Fábio Biscegli. A prática clínica baseada em evidências: parte II-buscando as evidências em
  • [4] fontes de informação. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 44, n. 6, p. 403-409, 200
  • [5] CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sergio Luis da. Roteiro Para Revisão Bibliográfica Sistemática: Aplicação no Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento de Projetos. In: 8º. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto – CBGDP. Anais... Porto Alegre: IGDP, 2011.
  • [6] DOMINGUES, Celma dos Anjos et.al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: MEC, SEE; [Fortaleza]: UFC, 2010.
  • [7] FARHAN, Wejdan; PASSI, Kalpdrum. E-learning user interface for visual and hearing impaired students. In: Proceedings of the International Conference on e-Learning, e Business, Enterprise Information Systems, and e-Government (EEE). The Steering Committee of The World Congress in Computer Science, Computer Engineering and Applied Computing (WorldComp), 2016. p. 10.
  • [8] FARHAN, Wejdan; RAZMAK, Jamil. A comparative study of an assistive e-learning interface among students with and without visual and hearing impairments. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 17, n. 4, p. 431-441, 2022.
  • [9] FERATI, Mexhid, BEYENE, Wondwossen M. Developing Heuristics for Evaluating the Accessibility of Digital Library Interfaces. In: Antona, M., Stephanidis, C. (eds) Universal Access in Human–Computer Interaction. Design and Development Approaches and Methods. UAHCI 2017. Lecture Notes in Computer Science(), vol 10277. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-58706-6_14
  • [10] IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. 20 Disponível em:
  • [11] >. Acesso em: 11 de maio de 2016
  • [12] KULPA, Cínthia Costa, PERRY, Gabriela Trindade, AMARAL, F. G. Fernando Gonçalves. Diretrizes para o design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem voltadas a usuários com baixa visão. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(1). https://doi.org/10.51358/id.v18i1.831 (Original work published 9º de setembro de 2021)
  • [13] LEMOS, Elizama das Chagas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; ALMEIDA, Rosemary Pessoa Borges de. Análise e diagnóstico da acessibilidade no moodle para deficientes visuais. Holos, v. 4, p. 1-23, 2020.
  • [14] MCKIMM, Judy; JOLLIE, Carol; CANTILLON, Peter. Web based learning. BMJ, v. 326, n. 7394, p. 870-873, 2003.
  • [15] MDN WEBDOCS - HTML: Linguagem de Marcação de Hipertexto. Disponível em: . Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
  • [16] NASCIMENTO, Marcos D. et al. Overcoming Accessibility Barriers for People with Severe Vision Impairment in Web-based Learning Environments: A Literature Review. 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2019, pp. 1-8, doi: 10.1109/FIE43999.2019.9028484.
  • [17] OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Blindness and vision impairment. Disponível em: . Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
  • [18] RANA, Ahmed; ZINCIR, Ibrahim; BASARICI, Samsun. A proposal for a novel e-Learning system for the visually impaired. Proceedings of the European Conference on e Learning, ECEL. 422-426.
Como citar:

Tasca, Ettore Hadas; Bueno, Juliana; Moraes, Reinaldo Pereira de; "Recomendações para o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem inclusivo: baixa visão", p. 1574-1585 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-113

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações