Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RECOMENDAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE PARA ESTIMULAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

Saraiva, Luana Bittencourt; Oliveira, Alexandre Santos de;

Artigo Completo:

Com a popularização dos smartphones, há grande quantidade de aplicativos que não oferecem conteúdos que estimulem as potencialidades infantis. Considerando este cenário, esta comunicação apresenta os resultados do projeto que teve como objetivo o desenvolvimento de recomendações para desenvolvimento de interfaces mobile que estimulem as inteligências múltiplas em crianças de 3 a 5 anos, através do conhecimento das suas características e estudo da contribuição dos jogos na educação infantil. O método empregado consistiu em pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando uma abordagem híbrida, empregando métodos propostos por Bomfim (1995) e Inhamuns (2011). As principais bases teóricas foram Piaget por meio de Barros (2000); Gardner (1995); e Antunes (1998). Como resultado, são apresentadas recomendações para o desenvolvimento de interface mobile que estimulem as inteligências múltiplas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Interface mobile; crianças; inteligências múltiplas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0201

Referências bibliográficas
  • [1] AGNITUS, INC. Aplicativo Agnitus Kids Learning Program. 2014.
  • [2] ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
  • [3] APPLE INC. iOS Human Interface Guidelines, Apple, 2014. Disponível em: < https://developer.apple.com/library/ios/documentation/UserExperience/Conceptual/MobileHIG/>. Acesso em: 19 abril 2014a
  • [4] APPLE INC. ITunes - PlayKids - Vídeos e jogos educativos infantis para aprender brincando e atividades para crianças e bebês. Disponível em: . Acesso em: 06 agosto 2014b
  • [5] APPLE INC. ITunes - Talking Pocoyo Grátis HD. Disponível em: < https://itunes.apple.com/br/app/talking-pocoyo-gratis-hd/id547563774?mt=8>. Acesso em: 06 agosto 2014c
  • [6] APPLE INC. ITunes - Agnitus Kids Learning Program. Disponível em: < https://itunes.apple.com/br/app/agnitus-kids-learning-program/id867480619?mt=12 >. Acesso em: 06 agosto 2014d
  • [7] BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Ática, 2000. 
  • [8] BOCK, Ana Maria; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva,1Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • [9] FARIAS, Bruno Serviliano; TEIXEIRA, Mário Meireles. Análise de elementos visuais em jogos digitais: a função da navegação, instrução e comunicação em dispositivos portáteis. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 10, p. 245-261, 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2015.
  • [10] FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2000, 127 p.
  • [11] GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas. A teoria na pratica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • [12] IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. 632 p.
  • [13] INHAMUNS, Antonio Felipe Cumaru. Recomendações ao desenvolvimento de uma interface multimídia voltada para a educação ambiental. 2011. 91 p. Monografia (Especialização) – Pós-graduação em Design, Comunicação e Multimídia, Instituto de Ensino Superior Fucapi, Manaus, 2011.
  • [14] KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
  • [15] KULPA, Cínthia Costa. A contribuição de um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para usuários de baixa visão. 2009. 191 p. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
  • [16] LAPOLLI, Mariana; VANZIN, Tarcísio; ULBRICHT, Vania R. Organização da informação em narrativas infográficas na web voltadas para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 11, p. 36-49, 2014. Disponível em: < http://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/247>. Acesso em: 10 jun. 2015.
  • [17] MANO, Alexandre Sérgio. Interfaces de computador para crianças – avaliação e construção. 2005. 130 p. Tese (Mestrado em Informática) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Minho, 2005.
  • [18] MANO, Alexandre; CAMPOS, José C. Usabilidade em interfaces para crianças. Jornal de Ciências Cognitivas, Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas, 2006. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2014.
  • [19] MOVILE INTERNET MOVEL S.A. Aplicativo PlayKids - Vídeos e jogos educativos infantis para aprender brincando e atividades para crianças e bebês. 2014.
  • [20] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Tradução José Manuel de Vasconcelos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • [21] NIELSEN, Jakob. Websites das crianças: problemas de usabilidade em Design para Crianças, Nielsen Norman Group, 2010. Disponível em: < https://www.nngroup.com/articles/childrens-websites-usability-issues/>. Acesso em: 29 jun. 2014.
  • [22] ______; LORANGER, Hoa. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. Tradução Edson Furmankiewicz & Carlos Schafranski, Docware Traduções Técnicas. 5ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
  • [23] PORTUGAL, Cristina. Questões complexas do design da informação e de interação. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 7, p. 1-6, 2010. Disponível em < http://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/89>. Acesso em: 09 maio 2015.
  • [24] PREECE, Jennifer; ROGER, Yvone; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Trad. Viviane Possamai. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • [25] TEIXEIRA, Narle Silva. A linguagem visual do livro didático. 2008. 213 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
  • [26] ZINKIA ENTERTAINMENT, S.A. Aplicativo Talking Pocoyo Grátis HD. 2014.
Como citar:

Saraiva, Luana Bittencourt; Oliveira, Alexandre Santos de; "RECOMENDAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE PARA ESTIMULAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS", p. 2353-2369 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0201

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações