artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Recomendações gráfico-inclusivas para crianças com deficiência auditiva em um objeto de aprendizagem digital

Graphic-inclusive recommendations for children with hearing impairment in a digital learning object

MORASCO JUNIOR, Marcos Airton; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara;

artigo:

Este artigo traz um recorte da dissertação “Parâmetros gráfico-inclusivos para desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais voltados ao público infantil” que teve como objetivo principal analisar, comparar e gerar diretrizes e parâmetros projetuais em design gráfico para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais acessíveis ao público infantil, com e sem necessidades educacionais especiais. Neste recorte, são apresentadas recomendações sobre tipografias e áudio utilizados nas telas, com foco em deficiências auditivas e uma pesquisa de campo com a tecnologia de eye-tracker (rastreamento visual). Tais eventos auxiliaram na compreensão da questão de investigação: “Os componentes gráficos utilizados atualmente, em plataforma digital, são inclusivos? Ou seja, são eficientes para um perfil amplo de usuários, incluindo crianças com NEEs? Como melhorá-los por meio do Design Gráfico Inclusivo?”. Assim, os resultados demonstraram a importância da escolha dos elementos gráficos para o processo de ensino e aprendizagem de uma criança.

artigo:

This article presents a section of the dissertation "Graphic-inclusive parameters for the development of digital learning objects aimed at children", whose main objective was to analyze, compare and generate design guidelines and parameters in graphic design for the development of accessible digital learning objects to children, with and without special educational needs. In this clipping, were given recommendations on typography and audio used on the screen, focusing on hearing impairments and a field survey with eye-tracker technology. Such events aided in understanding the research question: "Are the graphical components currently used on the digital platform inclusive? That is, are they effective for a broad user profile, including children with SENs? How to improve them through Inclusive Graphic Design?" Thus, the results demonstrated the importance of choosing the graphic elements for the teaching and learning process of a child.

Palavras-chave: Parâmetros gráfico-inclusivos; Design Gráfico Inclusivo; Deficiência Auditiva,

Palavras-chave: Graphic-inclusive parameters; Inclusive Graphic Design; Hearing deficiency,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_24

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MORASCO JUNIOR, Marcos Airton; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara; "Recomendações gráfico-inclusivas para crianças com deficiência auditiva em um objeto de aprendizagem digital", p. 921-934 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações