CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Recife de 15 Minutos: Estratégias de Design para a Mobilidade Urbana Sustentável

Recife in 15 Minutes: Design Strategies for a Sustainable Urban Mobility

Rodrigues, Amanda Gondim ; Oliveira, Bianca ;

CIDI:

Em tempos de uso intensivo dos veículos automotivos particulares, é possível observar um cenário generalizado de cidades com congestionamentos descomunais e um aumento exponencial de tempo gasto no deslocamento. A Cidade do Recife (BR), por exemplo, tem destaque mundial quando o tema é tráfego urbano, tendo sido classificada como a cidade com pior trânsito no Brasil em 2020. Uma das formas de combate ao uso exacerbado de veículos motorizados é a implementação na escala urbana do conceito de “Cidades de 15 minutos” (MORENO, 2016), um movimento crescente acerca da pauta da mobilidade ativa, o qual propõe a priorização dos pedestres no planejamento urbano, garantindo às pessoas acesso aos serviços e atividades cotidianas a um raio de alcance máximo de até 15 minutos de suas casas, seja a pé, através de ciclovias ou outro modo ativo de locomoção. Dessa forma, o presente trabalho propõe um estudo preliminar de viabilidade da implementação do conceito de cidades de 15 minutos na Cidade do Recife, no intuito de promover uma cidade mais sustentável, tendo como protagonista o pedestre.

CIDI:

In times of intensive use of private motor vehicles, it is possible to observe a generalized scenario of cities with huge congestion and an exponential increase in time spent commuting. The City of Recife (BR), for example, stands out worldwide when the topic is urban traffic, having been classified as the city with the worst traffic in Brazil in 2020. One of the ways to combat the exacerbated use of motor vehicles is the implementation in urban scale of the concept of “Cities of 15 minutes” (MORENO, 2016), a growing movement around the agenda of active mobility, which proposes to prioritize pedestrians in urban planning, guaranteeing people access to services and daily activities within a radius maximum range of up to 15 minutes from their homes, either on foot, through bicycle paths or other active means of transportation. Thus, the present work proposes a preliminary feasibility study of the implementation of the concept of 15-minute cities in the City of Recife, in order to promote a more sustainable city, with the pedestrian as protagonist.

Palavras-chave: Planejamento urbano, mobilidade ativa, cidade de 15 minutos, urbanismo sustentável,

Palavras-chave: Urban planning, active mobility, 15 minute city, sustainable urbanism,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-89_650576

Referências bibliográficas
  • [1] Gehl, Jan. Cidades para pessoas. Vol. 2. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • [2] Rogers, Richard, Philip Gumuchdjian, and Crispin Tickell. "Cidades para um pequeno planeta." Cidades para um pequeno planeta. 2001. vii-180.
  • [3] Moreno, Carlos, et al. "Introducing the “15-Minute City”: Sustainability, resilience and place identity in future post-pandemic cities." Smart Cities 4.1 (2021): 93-111.
  • [4] Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano de Recife. Disponível em https://cttu.recife.pe.gov.br/. Acesso em 15 de maio de 2023.
  • [5] Mairie de Paris. Disponível em < https://www.paris.fr/dossiers/paris-ville-du-quart-d-heure-ou-le-pari-de-la-proximite-37>. Acesso em 10 de maio de 2023.
  • [6] Plano Recife 500 Anos. Disponível em < https://recife500anos.org.br/>. Acesso em 12 de maio de 2023.
  • [7] Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs> . Acesso em 27 de abril de 2023.
  • [8] .Amanda Gondim, B.L., Graduanda em Desgin, CESAR School, Brasil .
  • [9] Bianca O. Ferreira, Mestranda, École Nationale d’Architecture de Nantes, França
Como citar:

Rodrigues, Amanda Gondim; Oliveira, Bianca; "Recife de 15 Minutos: Estratégias de Design para a Mobilidade Urbana Sustentável", p. 1353-1362 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-89_650576

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações