Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ÁREAS DE RISCOS NA CIDADE DE EMBU DAS ARTES, SÃO PAULO - SP

Afonso, Thays França ; Demarco, Carolina Faccio ; Dall’ Agnol, Ana Luiza Bertani ; Novaes, Luis Eduardo Silveira da Mota ; Andreazza, Robson ;

Artigo Completo:

Como toda a grande São Paulo, Embu das Artes também sofre com os problemas de enchentes e deslizamentos de terra, devido à existência de muitos morros e baixadas. Esses problemas se agravam devido à ocupação desordenada e irregular, o que resulta na formação de áreas de risco para a população. O presente trabalho pretende mostrar os tipos de áreas de riscos encontradas na cidade da Instância Turística de Embu das Artes no estado de São Paulo, através de visitas técnicas a campo no período do verão, onde ocorre o maior número de incidentes ambientais de movimentação de massa, em função das intensas chuvas na região. Verificou-se a existência de 42 áreas de riscos, sendo que a maioria está localizada em rochas do tipo Micaxistos e/ou Meta Arenitos, e que a movimentação de massa em 2015 comparada com o ano de 2010 ainda repete em cinco áreas. Conclui-se que na área de estudo há presença de movimentação de massa/solapamento/deslizamento/enchentes, e que os problemas mais graves foram identificados em áreas onde predominou a ocupação desordenada e irregular.

Artigo Completo:

Palavras-chave: áreas de riscos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-190

Referências bibliográficas
  • [1] BARROS, A. J. da S.; LEHEFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. 2. ed. Ampliada. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2000.
  • [2] CERVO, A. L.; BEVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall. 200
  • [3] EMPLASA. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. Mapa Geológico Embu das Artes com as áreas de riscos. São Paulo. 2009.
  • [4] PREFEITURA Municipal da Estância Turística de Embu das Artes – Atlas Ambiental. 2009. São Paulo.
  • [5] ________. Municipal da Estância Turística de Embu das Artes – Defesa Civil/ Instituída como COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil). São Paulo. 201
  • [6] RODRIGUEZ, S.K. 1998. Geologia Urbana da Região Metropolitana de São Paulo. Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, 171p, mapas.
  • [7] TAKAHASHI, T. 1998. Mechanics and countermeasures for the debris flow. Apostila do curso Debris flow oferecido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em julho de 1998. 103p.
Como citar:

Afonso, Thays França; Demarco, Carolina Faccio; Dall’ Agnol, Ana Luiza Bertani; Novaes, Luis Eduardo Silveira da Mota; Andreazza, Robson; "ÁREAS DE RISCOS NA CIDADE DE EMBU DAS ARTES, SÃO PAULO - SP", p. 1894-1904 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-190

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações