Artigo - Open Access.

Idioma principal

REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL VIA CATÁLISE ÁCIDA E BÁSICA

REAPROVEMENT OF RESIDUAL FRY OIL FOR THE PRODUCTION OF BIODIESEL VIA ACID AND BASIC CATALYSIS

LADEIRA, LUCAS PEREIRA ; RIBEIRO, SANDRO PEREIRA ; PETRAGLIA, FERNANDA FAJARDO NACIF ; GUIMARãES, ELYAKYN DA FONSECA ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ;

Artigo:

O biodiesel é um combustível biodegradável que pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, sendo estes os mais utilizados. Neste trabalho, realizou-se a produção do biodiesel através da transesterificação via catálise básica e por via ácida utilizando óleo de fritura como matéria prima. O óleo foi purificado através do processo de filtração em camadas. Para a catálise básica utilizou-se metanol e hidróxido de potássio e para a catalise ácida utilizou- se metanol e ácido sulfúrico. As amostras de biodiesel foram caracterizadas por espectroscopia na região do infravermelho médio (FTIR). Avaliou-se a viscosidade do biodiesel utilizando um viscosímetro de Brookfield. Diante dos resultados obtidos observou-se que a catálise básica apresentou maior rendimento (86%) em comparação à catálise ácida (75%). Além da motivação ao reuso do óleo residual de fritura como uma alternativa sustentável para a produção de biocombustíveis renováveis, o trabalho contribui também para a conscientização da população de Vassouras/RJ quanto a destinação sustentável do mesmo.

Artigo:

Palavras-chave: BIODIESEL, TRANSESTERIFICAçãO, CATáLISE,

Palavras-chave: BIODIESEL, TRANSESTERIFICATION, CATALYSIS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC30

Referências bibliográficas
Como citar:

LADEIRA, LUCAS PEREIRA; RIBEIRO, SANDRO PEREIRA; PETRAGLIA, FERNANDA FAJARDO NACIF; GUIMARãES, ELYAKYN DA FONSECA; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; "REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL VIA CATÁLISE ÁCIDA E BÁSICA", p. 1372-1378 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações