Artigo - Open Access.

Idioma principal

REALIZAÇÃO DE SONHOS PARA CRIANÇAS EM CUIDADOS PALIATIVOS INTENSIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

REALIZAÇÃO DE SONHOS PARA CRIANÇAS EM CUIDADOS PALIATIVOS INTENSIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Cruz, Maíra Lilian Recchia Santa ;

Artigo:

Justificativa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que os cuidadospaliativos representam a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar,com o objetivo  da melhora da qualidadede vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida,mediante a prevenção e alivio do sofrimento, da identificação precoce,avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais,psicológicos e espirituais" (1). Entende-se que os cuidados paliativosoferecem um sistema de apoio para ajudar os pacientes e familiares a viveremativamente o quanto possível até a morte (2). Compreendendo a importância dorelacionamento entre equipe multidisciplinar, pacientes e respectivosfamiliares é que surgiu a proposta de realização de um projeto de realização desonhos de pacientes pediátricos em um hospital infantil pediátrico da capital paulista.

 

Objetivo(s)

Relatar a experiência da implantação do projeto de realização desonhos desde a sua implantação até o presente momento.

 

Método(s)

Trata-se de um relato de experiência elencando os resultadosobtidos com a proposta da realização de sonhos para pacientes em cuidadospaliativos internados em unidades de terapia intensiva pediátrica.

 

Resultado(s)

O projeto de realização de sonhos foi instituído em 2018 com açõesem parceria entre o grupo de cuidadospaliativos institucional e o setor CHILD LIFE. Desde sua implantação duascrianças foram contempladas pelo projeto. Os sonhos realizados incluíram desdeum bolo de aniversário até a visita do corpo de bombeiros no leito do pacientea beira da morte e contou com o envolvimento e atuação da equipemultidisciplinar.

 

Conclusão (ões)

Arealização de sonhos em um período crítico de vida, possibilitou a pacientes emcuidados paliativos e aos seus familiares um cuidado singular e capaz desatisfazer, por vezes, o último desejo manifesto em vida, medida capaz detranspor a prática meramente assistencial com esforços voltados à assistênciahumanizada.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-35

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Cruz, Maíra Lilian Recchia Santa ; "REALIZAÇÃO DE SONHOS PARA CRIANÇAS EM CUIDADOS PALIATIVOS INTENSIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA", p. 69-70 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-35

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações