Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

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Realidade aumentada aplicada a Supermercados: um experimento na compra de vinhos

Augmented reality applied to supermarkets: an experiment in the purchase of wines

Rodrigues, Rebeca Gomes Batista ; Santos, Márcio Carneiro dos ; , ;

Artigo:

O Brasil se destacou em 2020 no mercado mundial de vinicultura, apresentando crescimento de 18,4% no consumo de vinhos (Organização Interacional do Vinho,2020) e um crescimento de 3 milhões de novos consumidores do produto (Wine Intelligence,2020). Muitos desses novos consumidores conhecem pouco sobre as características dos vinhos, perdendo um potencial de consumo nos espaços do supermercado que vendem vinhos dos mais variados preços e características. Nesta perspectiva, com intuito de proporcionar uma melhor experiência aos usuários do setor e com o auxílio da realidade aumentada, foi utilizado um software gratuito e on-line que, apesar de ter uma interface simples, tornou possível desenhar uma prova de conceito de um aplicativo que auxilie os consumidores desse segmento. Com uma estratégia simples e intuitiva, o projeto visa aproximar novos consumidores e tornar o processo de compra mais agradável para os usuários do setor. Apesar de ser um experimento preliminar, o projeto traz a discussão acerca do papel dos designers em inovar e adaptar os produtos aos consumidores, criando novas maneiras de impactar e beneficiar a sociedade.

Artigo:

Brazil stood out in the global wine market in 2020, with a growth of 18.4% in wine consumption (International Wine Organization, 2020) and an increase of 3 million new consumers of the product (Wine Intelligence, 2020). Many of these new consumers have limited knowledge about wine characteristics, missing out on the potential for consumption in supermarkets that offer wines with a wide range of prices and features. In this perspective, aiming to provide a better experience for users in this industry, a free and online software was utilized, incorporating augmented reality. Despite its simple interface, the software enabled the development of a proof-of-concept application to assist consumers in this segment. With a straightforward and intuitive approach, the project aims to attract new consumers and enhance the purchasing process for users in the industry. Although it is a preliminary experiment, the project sparks a discussion about the role of designers in innovating and adapting products to consumers, creating new ways to impact and benefit society.

Palavras-chave: Design de experiência, Gourmet, Realidade Aumentada, Vinhos,

Palavras-chave: Experience Design, Gourmet, Augmented Reality, Wines,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-89

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Como citar:

Rodrigues, Rebeca Gomes Batista; Santos, Márcio Carneiro dos; , ; "Realidade aumentada aplicada a Supermercados: um experimento na compra de vinhos", p. 1373-1386 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-89

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