Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Que Te Inspira: codesign em processo de rebranding e fortalecimento do protagonismo estudantil

Que Te Inspira: codesign in a rebranding process and strengthening student leadership

RODRIGUES, Anna ; CIPOLLA, Carla ;

Artigo:

A partir da concepção da importância do design e codesign em processos rumo a inovação social, e de que os designers podem ter um papel extremamente importante não apenas com conhecimentos técnicos, mas como facilitadores e mediadores do processo, gerando valor e disseminando conhecimento, foi realizado um estudo de caso em uma iniciativa de projeto de extensão cuja concepção se deu por alunos dos cursos de design da UFRJ. Este estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa relata os achados iniciais sobre a forma como um processo de design, especificamente de comunicação visual, constituiu-se como eixo de desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo estudantil em um projeto de extensão universitário, que culminou em uma nova identidade visual, comunicação nas redes sociais, um melhor entendimento sobre seu propósito, e possibilidades da iniciativa, estimulando uma sensação de identificação e pertencimento nos estudantes.

Artigo:

From the concept of the design and codesign processes’ importance for social innovation, and that designers can play an extremely significant role, not only with technical knowledge, but also as facilitators and mediators, generating value and disseminating knowledge, a case study was conducted in an initiative inside an outreach project, which was conceptualized by design students at UFRJ. This exploratory descriptive study with a qualitative approach reports the initial findings of the way a design process, specifically graphic design, manifested itself as an axis of development and strengthening of student leadership in a university’s outreach project, which culminated in a new visual identity, social media communication, and a better understanding of their purpose and possibilities, stimulating a sense of identification and belonging in the students

Palavras-chave: Protagonismo Estudantil; Extensão Universitária; Design para Inovação Social; Codesign.,

Palavras-chave: Student leadership, Outreach University project; Design for Social Innovation; Codesign.,

DOI: 10.5151/ped2022-5944317

Referências bibliográficas
  • [1] ARRAIS, E., et al. O protagonismo estudantil na extensão universitária: a experiência do núcleo de atualização pública na Universidade Federal do Cariri. Revista Conexão UEPG. Ponta Grossa, v. 17: p. 01-12, 202
  • [2] Auditoría Visual de Marca. Branward, 202 Disponível em: . Acesso em 31 jul. 202
  • [3] CAUCHICK MIGUEL, P. A. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. Rio de Janeiro: Elsevier; ABEPRO, 2010.
  • [4] CIPOLLA, C. et al. Design for social innovation between university and the broader society: a mutual learning process. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 3, n. 4: p. 109-118, nov. 2017.
  • [5] DESIS NETWORK. Desis Network, 2020. About. Disponível em: https://www.desisnetwork.org/about/. Acesso em: 06 mar. 2022.
  • [6] DZIOBCZENSKI, P. et al. Inovação Através do Design: Princípios Sistêmicos do Pensamento Projetual. Design & Tecnologia, v. 03, p. 54-63. 2011.
  • [7] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. E-papers Serviços Editoriais Ltda., 2008.
  • [8] MANZINI, E. Design quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. Editora Unisinos, 2017
  • [9] Muzellec, L, et. al. Corporate rebranding - an exploratory review. Irish Marketing Review, v. 16, n. 2, p. 31-40. 2003
  • [10] QUE TE INSPIRA. Rio DESIS Lab, 2021. Que Te Inspira. Disponível em: . Acesso em 06 mar. 2022.
  • [11] RIO DESIS LAB. Rio DESIS Lab, 2021. Quem somos. Disponível em: . Acesso em 06 mar. 2022.
  • [12] SILVA, C. S., et al. O design no desenvolvimento de cidades humanas inteligentes. Bitácora Urbano Territorial, v. 30, n.3, p. 27-41, set/dez. 2020.
  • [13] SOUZA, L. Recomendações para a Realização de Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa. PSI UNISC, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 1, p. 52-66, jan/jun. 2020.
  • [14] USIS. USIS, 2018. Sobre. Disponível em: . Acesso em 29 mar. 2022.
Como citar:

RODRIGUES, Anna; CIPOLLA, Carla; "Que Te Inspira: codesign em processo de rebranding e fortalecimento do protagonismo estudantil", p. 4279-4296 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5944317

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações