Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

QUALIDADADE DO AR “MARROM” NO MUNICIPÍO “VERDE”: O CASO PARAGOMINAS

Alves, Brendo Luiz Araújo ; Silva, Christian Guaniere Freita da ; Resueno, Lucas Henrique Fernandes ; Nascimento, Vitor Glins da Silva ;

Artigo Completo:

Os efeitos da poluição são observados desde a antiguidade, mas o marco desta intempérie foi com a Revolução Industrial, na qual a população foi afetada em proporções imensuráveis. Nas últimas décadas, a urbanização acelerada ocasionou o aumento exacerbado no consumo de energia e nas emissões oriundas da queima de combustíveis fósseis. Diante disto, a poluição destaca-se como um dos entraves ambientais mais complexos, a qual agride o sistema respiratório humano, além de impactar de forma negativa sobre a fauna e flora. Dessa forma, o monitoramento da qualidade do ar, como no caso o município de Paragominas que apresenta o selo de município verde, se porta como uma das principais ferramentas para a manutenção de níveis seguros de poluentes na atmosfera. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade do ar no município de Paragominas através de relatos e opiniões de profissionais atuantes na área ambiental, bem como verificar se as legislações vigentes estão sendo cumpridas; além de comparar a qualidade do ar atualmente com a de décadas passadas. A metodologia utilizada nesta pesquisa exploratória foi observativa, sistemática, direta, in situ e com dados pretéritos; complementada com pesquisa bibliográficas e entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas à empresas de consultoria ambiental e órgãos competentes, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Estado do Pará. O estudo foi realizado no município de Paragominas, situado na região do nordeste do Pará, possuindo como principal via de comunicação e transporte a Rodovia Belém-Brasília (BR-010). Os dados obtidos indicam que o ambiente apresenta melhoria, se comparado as três últimas décadas, porém o mesmo não se encontra em um patamar excelente e que se enquadre no cenário “verde” no qual o município se insere. De acordo com os dados das entrevistas, revelou-se um conflito de ideias e opiniões no que se refere a atual condição do ar da cidade. Dessa forma, evidencia-se que apesar da qualidade do ar no município ter melhorado, as legislações vigentes não estão sendo cumpridas na sua totalidade, como no caso da lei municipal n. 644:2007, que se refere a Política Municipal de Meio Ambiente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Poluição, Monitoramento, Qualidade do Ar,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-106

Referências bibliográficas
  • [1] ARBEX, M. A. et. al. A poluição do ar e o sistema respiratório. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v.38, n. 5, p.643-655, set.-out. 2012.
  • [2] GUARIEIRO, L. L. N. et. al ; VASCONCELLOS, P. C.; SOLCI, M. C. Poluentes atmosféricos provenientes da queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis: Uma breve revisão. Revista Virtual de Química, Salvador, v.3, n.5, p. 1-12, nov. 2011.
  • [3] KLUMPP, A. et.al. A. Um novo conceito de monitoramento e comunicação ambiental: a rede europeia para a avaliação da qualidade do ar usando plantas bioindicadoras (EuroBioNet). Brasil Botânica, v.24, n.4, p.511-518, dez. 2001.
  • [4] LEAL, G. C. S. et. al.; FARIAS, M. S. S., ARAÚJO, A. F. O processo de industrialização e seus impactos no meio ambiente urbano. Qualit@s Revista Eletrônica, Campo Grande, v.7, n.1, 2008.
  • [5] MOURA, M. et. al. Qualidade do ar e transtornos respiratórios agudos em crianças. Revista Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.42, n.3, p.503-511, jan. 2008.
  • [6] OLIVEIRA, R. S. et. al. Da condição de município “Marrom” a município “Verde”: o caso de Paragominas – PA. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, Belém, v. 4, n. 2, p.122-139, ago. 2012.
  • [7] PARAGOMINAS (Município). Constituição (2007). Lei nº 644, de 14 de dezembro de 200 Institui a Política Municipal do Meio Ambiente e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 201
  • [8] SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Relatório de monitoramento da qualidade do ar e agravos à saúde relacionados com a poluição atmosférica. Mato Grosso,.200.Disponível.em:.. Acesso em: 24 abr. 2017.
  • [9] STURMER, S. L. K. et. al. Variações nos teores de carbono orgânico em função do desmatamento e revegetação natural do solo. Ciência Florestal, Santa Maria, v.21, n.2, p.241-250, abr.-jun. 2011.
Como citar:

Alves, Brendo Luiz Araújo; Silva, Christian Guaniere Freita da; Resueno, Lucas Henrique Fernandes; Nascimento, Vitor Glins da Silva; "QUALIDADADE DO AR “MARROM” NO MUNICIPÍO “VERDE”: O CASO PARAGOMINAS", p. 1055-1063 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações