Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

QUAL SERÁ O PRÓXIMO GOOGLE? Mudança para a Era de Conhecimento e Busca Exploratória

WHO’S THE NEXT GOOGLE? Shift to Knowledge Age And Exploratory Search

Lu, Jing; Wang, Stephen Jia;

Artigo completo:

Em essência, um mecanismo de busca é simplesmente uma ferramenta que atende às necessidades de informação dos usuários, devendo ser atualizada de acordo com as mudanças dessas necessidades. Desde a chegada da era do conhecimento, a tecnologia de ponta vem propondo uma maneira muito mais eficiente de buscar itens conhecidos por meio do envio pontual das informações necessárias. Por um lado, também espera-se que a tecnologia possibilite uma experiência de busca exploratória aprimorada, que pode auxiliar o acesso mais fácil das pessoas ao conhecimento da internet. Por outro lado, tendências baseadas em análises históricas preveem o crescimento da necessidade de informações ao longo do tempo, antecipando, inclusive, como a tecnologia pode evoluir no futuro para atender às crescentes expectativas dos usuários. Este artigo discute quatro necessidades fundamentais de informação e seus modos de busca correspondentes. O autor recomenda a análise de quatro necessidades de informação dos usuários e suas características evolutivas, apresentando mudanças claras no comportamento de recuperação de informação ao longo do tempo, o que também chama atenção para a sua influência nos mecanismos de busca na atual era cognitiva/de conhecimento.

Artigo completo:

Essentially, a search engine is simply a tool to meet users’ information needs, which should be updated based on users need changes. Since entering the knowledge era, the cutting-edge technology has proposed a much more efficient way to do known-item search through timely pushing you the information needed. On one hand, the tech has also been expected to enable a better experience for exploratory search, that could support people’s easy access to acquire knowledge from the Internet. On the other hand, historical analysis based tendency forecasts the growth of information needs over time, including the prediction of how technology might evolve in the future to meet users’ growing expectations. This paper discusses four fundamental information needs and their correspondent search modes. The author recommends the analysis of users’ four information needs and their evolving characteristics shows clear changes in information-retrieval behavior over time, which also brings attention on its influence on search engines in the current cognitive/knowledge era.

Palavras-chave: motor de busca, recuperação de informações, informação de forrageamento, necessidade de informação, pesquisa exploratória,

Palavras-chave: search engine, information retrieval, information foraging, information need, exploratory search,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0160

Referências bibliográficas
  • [1] Zeleny, M. (1987). Management support systems: towards integrated knowledge management. Human systems management, 7(1), 59-70.
  • [2] Ackoff, R. L. (1989). From data to wisdom. Journal of applied systems analysis, 16(1), 3-9.
  • [3] Kuhlthau, C. C. (1993). Seeking meaning. Norwood, NJ: Ablex.
  • [4] Pirolli, P., & Card, S. (1999). Information foraging. Psychological review, 106(4), 643.
  • [5] Page, L., Brin, S., Motwani, R., & Winograd, T. (1999). The PageRank citation ranking: Bringing order to the web. Stanford InfoLab.
  • [6] Kuhlthau, C. C. (1999). Accommodating the user's information search process: challenges for information retrieval system designers. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, 25(3), 12-1
  • [7] Madon, S. (2000). The Internet and socio-economic development: exploring the interaction. Information technology & people, 13(2), 85-101.
  • [8] Butler, D. (2000). Souped-up search engines.
  • [9] Rosenfeld, L., Morville, P., & Nielsen, J. (2002). Information architecture for the world wide web. " O'Reilly Media, Inc.".
  • [10] Kuhlthau, C. (2005). Kuhlthau’s information search process. In In Fisher et al.[18.
  • [11] McMillan, S. J., & Morrison, M. (2006). Coming of age with the internet: A qualitative exploration of how the internet has become an integral part of young people’s lives. New media & society, 8(1), 73-95.
  • [12] Rowley, J. (2007). The wisdom hierarchy: representations of the DIKW hierarchy. Journal of information science, 33(2), 163-180.
  • [13] Bickham, M., Bradburn, F., Edwards, R., Fallon, J., Luke, J., Mossman, D., & Ness, L. A. V. (2008). Learning in the 21st Century: Teaching Today’s Students on Their Terms. International Education Advisory Board, 7-20.
  • [14] White, R. W., & Roth, R. A. (2009). Exploratory search: Beyond the query-response paradigm. Synthesis lectures on information concepts, retrieval, and services, 1(1), 1-98.
  • [15] Tunkelang, D. (2009). Faceted search. Synthesis lectures on information concepts, retrieval, and services, 1(1), 1-80.
  • [16] Morville, P., & Callender, J. (2010). Search patterns: design for discovery. " O'Reilly Media, Inc.".
  • [17] Wang, S. J. (2013). Fields Interaction Design (FID): The answer to ubiquitous computing supported environments in the post-information age. Homa & Sekey Books.
  • [18] Cochrane, P. (2014). Ubiquity symposium: The technological singularity. Ubiquity, 2014, 1-9.
  • [19] Kelly III, J. E. (2015). Computing, cognition and the future of knowing: How humans and machines are forging a new age of understanding. IBM White Paper.
  • [20] Palagi, E., Gandon, F., Giboin, A., & Troncy, R. (2017, March). A survey of definitions and models of exploratory search. In Proceedings of the 2017 ACM Workshop on Exploratory Search and Interactive Data Analytics (pp. 3-8). ACM.
  • [21] Wang, S. J., & Moriarty, P. (2018). Big Data for a Future World. In Big Data for Urban Sustainability (pp. 141-155). Springer, Cham.
  • [22] Wang, S. J., & Moriarty, P. (2018). Big Data for Sustainable Urban Transport. In Big Data for Urban Sustainability (pp. 81-103). Springer, Cham.
  • [23] Wang, S. J., & Moriarty, P. (2018). Barriers to the Implementation of Big Data. In Big Data for Urban Sustainability (pp. 65-80). Springer, Cham.
Como citar:

Lu, Jing; Wang, Stephen Jia; "QUAL SERÁ O PRÓXIMO GOOGLE? Mudança para a Era de Conhecimento e Busca Exploratória", p. 1704-1714 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0160

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações