Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Quadro analítico para auxiliar o desenvolvimento de imagens táteis para objetos de aprendizagem acessíveis

Analytical framework to support the development of tactile images for accessible learning objects

Adam, Dominique Leite ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem o objetivo de propor um quadro analítico para imagens táteis com o intuito de identificar as características gráficas que uma imagem tátil deve possuir para ser acessível às pessoas cegas, auxiliando desenvolvedores de objetos de aprendizagem e educadores a prepararem imagens acessíveis. Para fundamentar essa pesquisa, foram estudados aspectos da linguagem e representação gráfica aliados às diretrizes existentes de acessibilidade de imagens. A proposta foi validada com desenvolvedores de objetos de aprendizagem/ ilustração e educadores especialistas no ensino de pessoas cegas através de três técnicas de coleta de dados, com o intuito de verificar a pertinência das variáveis gráficas selecionadas, nomenclaturas utilizadas e a aplicabilidade do quadro analítico. Pode-se inferir que com o quadro analítico foi possível identificar a sintaxe gráfica de imagens táteis e apontou-se a necessidade de futuras pesquisas para a validação do quadro em uma atividade real de desenvolvimento de imagens em relevo.

Artigo Completo:

This article aims to propose an analytical framework for tactile images in order to identify the graphic features a tactile image must have to be accessible to blind people, helping learning objects’ developers and educators to prepare those images. To support this research, we studied aspects of language and graphic representation coupled with some existing guidelines of image’s accessibility. The framework was validated with developers of learning objects / illustration and experts in teaching blind people through three data collection techniques, in order to verify the relevance of the graphic variables, its terminology and the applicability of the analytical framework. It can be inferred that, with the analytical framework, was possible to identify the graphical syntax of tactile images and it was pointed up the need of future research to validate, in a real activity, the development of tactile images through the analytical framework.

Palavras-chave: Quadro analítico, imagem tátil, sintaxe gráfica, Analytical Framework, tactile image, graphic syntax,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_90

Referências bibliográficas
  • [1] ADAM, D. Adaptação Inclusiva do Livro Infantil “The Black Book of Colors”. Trabalho de graduação (Design Gráfico) – UFPR, Curitiba, 201
  • [2] AMERICAN PRINTING HOUSE FOR THE BLIND (APH.) (Estados Unidos) (Comp.). TGIL – Tactile Graphic Image Library: Science. 2013. Inc. Disponível em: Andlt;http://imagelibrary.aph.org/aphb/showAssets.jsp?categoryId=9Andgt;. Acesso em: 12 Dez. 2013.
  • [3] ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. 7. ed. São Paulo: Nova Versão, 1992. 503 p. Tradução de Terezinha de Faria.
  • [4] AZEVEDO, E. R. 2006. A representação gráfica de sinais de advertência em manuais de instrução de produtos eletroeletrônicos. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós–Graduação em Design, Departamento de Design, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: Andlt;http://hdl.handle.net/123456789/3426Andgt;. Acesso em: 5 Jul. 201
  • [5] BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Edições 70, 2007.
  • [6] BASSY, Alain-Marie. Du texte a l’illustration: pour un semiologie des etapes. Semiotica, XI, p. 295-334. 1974.
  • [7] BERTIN, Jacques. A Neográfica e o Tratamento Gráfico da Imagem. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1986. 273 p.
  • [8] BRASIL. (2013). Portal do Professor. Disponível em: Andlt;http://portaldoprofessor. mec.gov.br/index.htmlAndgt;. Acesso em: 10 jun. 2013.
  • [9] ENGELHARDT, Y. The language of graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams, ILLC– University of Amsterdam, 2002.
  • [10] ERIKSSON, Y. How to make tactile pictures understandable to the blind reader. The Swedish Library of Talking Books and Braille, 1994. The Swedish Library of Talking Books and Braille. Disponível em: Andlt;http://homepage.univie.ac.at/moritz.neumueller/artecontacto/materials/Eriksson.pdfAndgt;. Acesso em: 13 Jan. 2014.
  • [11] GIBSON, J. J. Observations on active touch. Psychological review, v. 69, n. 6, p. 477-91, 1962. Disponível em: Andlt;http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/13947730Andgt;. Acesso em: 21 Mar. 2013.
  • [12] HORN, R.E. (1998). Visual language: Global communication for the 21st century. Bainbridgee Island, WA: MacroVU, Inc.
  • [13] IEEE–LTSC. The Learning Object Metadata Standard Retrieved. IEEE – LTSC – Learning Technology Standards Commitee Web Site. 2010. Disponível em: Andlt;http://www.ieeeltsc.org:8080/Plone/working-group/learning-object-metadata-working-group-12/learning-object-metadata-lom-working-group-12Andgt;. Acesso em: 1 Mai. 20
  • [14] IMS. Instructional Management Systems. Guidelines for Developing Accessible Learning Applications. Version 1.0. 2002. Disponível em: Andlt;http://www.imsglobal.org/accessibility/accessiblevers/sec11.htmlAndgt;. Acesso em: 08 Mai. 2013.
  • [15] JOHNSON, L. F. Elusive Vision: Challenges Impeding the Learning Object Economy, 2003. Disponível em: Andlt;http://www.nmc.org/pdf/Elusive_Vision.pdfAndgt;. Acesso em: 23 Out. 2013.
  • [16] LOCH, Ruth Emilia Nogueira. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal de Cartografia das Geociências, Londrina, v. 1, n. 1, p.37-58, jan. 2008. Disponível em: Andlt;http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/article/view/1362Andgt;. Acesso em: 17 Mai. 2014.
  • [17] MACEDO, C. M. S. DE. Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis, 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Disponível em: Andlt;http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2011/04/Claudia-Mara-Scudelari-de-Macedo.pdfAndgt;. Acesso em: 24 Mai. 2013.
  • [18] NCAM. National Center for Accessible Media. Accessible Digital Media Guidelines: Guideline A: Images. 2009. Disponível em: Andlt;http://ncam.wgbh.org/invent_build/web_multimedia/accessible-digital-media-guide/guideline-a-imagesAndgt;. Acesso em: 08 Mai. 2013.
  • [19] NDA. National Disability Authority. Diretrizes irlandesas de acessibilidade web - Prioridade 1. 1999. Disponível em: http://www.acessibilidadelegal.com/13-irlandesas1.php#i11. Acesso em: 4 Jun. 2013.
  • [20] SILVA, M. DEL P. C. Imagem táctil: una representación del mundo, 2008. Universitat de Barcelona - Facultat de Belles Arts. Disponível em: Andlt;http://www.tdx.cat/bitstream/10803/1380/1/MPCS_TESIS.pdfAndgt;. Acesso em: 16 Dez. 2013.
  • [21] SPINILLO, C. G. 2000. An analytical approach to procedural pictorial sequences. Tese (Doutorado em Tipografia e Comunicação Gráfica) - Department of Typography Andamp; Graphic Communication, The University of Reading.
  • [22] SPINILLO, C; AZEVEDO, E; BENEVIDES, D. Visual instructions on health printed material: Na analytical study of PPSs on how to use male and female condoms. In: SPINILLO, C; COUTINHO, S. (Eds.). Selected Readings of the Information Design International Conference 2003. Recife: Sociedade Brasileira de Design da Informação, 2004, p.90-102.
  • [23] TWYMAN, M. A Schema for the Study of Graphic Language. In: KOLERS, P.A.; WROSTAD, M.E.; BOUMA, H. (eds.). The Processing of Visible Language. Vol. 1. Nova York: Plenum, 1979. p. 117-150.
  • [24] UKAAF, U. A. for A. F. (2012). Describing images: General principles Guidance from UKAAF. UK Association for Accessible Formats (UKAAF). Disponível em: Andlt;http://www.ukaaf.org/formats-and-guidance#accessibleAndgt;. Acesso em: 25 Mai. 2013.
  • [25] W3C. Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. 2008. Disponível em: http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20/#glossary. Acesso em: 4 Jun. 2013.
  • [26] WAI 1.0. User Agent Accessibility Guidelines 1.0. 2002. Disponível em: http://www.w3.org/TR/UAAG10/guidelines.html#gl-content-access. Acesso em: 4 Jun. 2013.
Como citar:

Adam, Dominique Leite; Spinillo, Carla Galvão; "Quadro analítico para auxiliar o desenvolvimento de imagens táteis para objetos de aprendizagem acessíveis", p. 257-270 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_90

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações