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QUADRINHOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE DESIGN NO LETRAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fernandes, Cristiana de Almeida ; Nojima, Vera Lúcia dos Santos ; Malfacini, Ana Cristina dos Santos ; Varea, Jesús Jiménez ;

Artigo Completo:

Este artigo traz alguns questionamentos e considerações presentes numa pesquisa centrada na tecitura de contribuições do Design que permitam a docentes do ensino básico utilizar o gênero literário quadrinizado (histórias em quadrinhos) na busca do letramento de seus alunos. São muitas as finalidades pelas quais as HQs, em conjunto com jogos e brincadeiras, têm sido reconhecidas como facilitadoras da assimilação e do dinamismo do conteúdo de mensagens intrínsecas, como também ferramenta lúdica para trabalhar diversos assuntos, entre eles, os temas transversais. Para Elydio Neto (2015, p.11) as histórias em quadrinhos são narrativas constituídas por escrita e desenho, que exigem de seus leitores interpretações visuais e verbais e, como dispositivos culturais, buscam construir uma reflexão que se torna um campo favorável à criatividade. A revista em quadrinhos - o gibi, por passar por um processo criativo e por meios de produção em série é produto do design, além de ser meio de comunicação com uma linguagem própria. Cada história e seus personagens são criados e desenvolvidos num projeto global que se constitui por passar por roteiro, desenho, arte-final, colorização, entre outros (BARI, 2008, p.56), podendo estar classificados em diversos subgêneros quadrinísticos, os quais os educadores muitas vezes desconhecem. A oferta de informações, conhecimentos e capacitação acerca do uso de histórias em quadrinhos, nos processos metodológicos calcados no Design, oportuniza ao docente conceber mecanismos didáticos que melhor aproveitem os recursos oferecidos por esse meio na alfabetização visual dos alunos.

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Palavras-chave: Ensino; Design; quadrinhos.,

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DOI: 10.5151/despro-ped2016-0229

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Como citar:

Fernandes, Cristiana de Almeida; Nojima, Vera Lúcia dos Santos; Malfacini, Ana Cristina dos Santos; Varea, Jesús Jiménez; "QUADRINHOS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE DESIGN NO LETRAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA", p. 2677-2688 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0229

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