artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Quadrinhos como método de divulgação da cultura popular brasileira: um estudo de caso na escola Erc E F Centro Social Auxilium

Comics as a method to spread Brazilian popular culture: a case study at the school Erc E F Social Center Auxilium

PAMPLONA, Marcele ;

artigo:

Este artigo tem como objetivo investigar, através da análise de dados feita a partir de um estudo de caso realizado em uma escola Estadual pública de Belém do Pará, se é possível utilizar as histórias em quadrinhos como método de propagação da cultura popular brasileira. O design gráfico toma parte como ferramenta essencial de transformação de signos e imagens em material visual atrativo para a divulgação cultural. Através da utilização de conceitos metodológicos que se baseiam na dinâmica entre a teoria e a prática, obteve-se como resultado da pesquisa a certeza de que histórias em quadrinhos são um meio eficaz de divulgação de cultura.

artigo:

This article aims to investigate, through the analysis of data made from a case study conducted at a public state school in Belém do Pará, if it is possible to use comics as a method of propagation of Brazilian popular culture. Graphic design takes part as an essential tool for transforming signs and images into attractive visual material for cultural dissemination. Using methodological concepts that are based on the dynamics between theory and practice, the results of the research confirm that comics are an effective means of disseminating culture.

Palavras-chave: Lendas brasileiras, histórias em quadrinhos, design gráfico,

Palavras-chave: Brazilian tales, comics, graphic design,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_23

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

PAMPLONA, Marcele; "Quadrinhos como método de divulgação da cultura popular brasileira: um estudo de caso na escola Erc E F Centro Social Auxilium", p. 906-920 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações