Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PUBLICAÇÃO DIGITAL SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVILLE

DIGITAL PUBLICATION ABOUT THE UNIVERSITY EXTENSION IN UNIVILLE

Schulenburg, Roy Ristow Wippel; Ramos, Jenifer;

Poster:

O presente artigo apresenta a síntese de um trabalho de conclusão de curso que consiste no desenvolvimento de uma publicação digital a partir de um processo participativo incorporando questões de acessibilidade. Essa publicação tem como premissa apresentar a extensão universitária no contexto de atuação da UNIVILLE, tal como programas que representam as ações da atividade extensionista da instituição nas diferentes áreas do conhecimento. Esse trabalho se fez a partir de um processo colaborativo, o diagrama do Diamante Duplo do Design Thinking, cujo escopo é estruturado em quatro etapas: Descobrir, na qual fez-se uma pesquisa bibliográfica exploratória; Definir, na qual convergiu-se informações com uma coleta e análise de dados; Desenvolver, na qual fez-se protótipos que foram testados, refinados e validados de maneira colaborativa; e “Deliverar”, na qual fez-se a exposição da solução final. O trabalho resulta no design da interface de uma publicação digital interativa com multimídia acessível, construída de maneira participativa, que intenta apresentar a atividade extensionista da UNIVILLE.

Poster:

The present work consists in the research, data collect, conceptualization, development, test and validation of a digital publication which premise is to present the university extension into UNIVILLE's actuation context, like the institution’s programs and projects of extension that represent their actions in the different areas of knowledge. The methodological process is based in the Design Thinking Double Diamond diagram, dividing the work in four steps: Discover, where an explanatory research were done; Define, where data and information were converged; Develop, where prototypes were done, tested, readjusted and refined in a participatory way; and Deliver, where the final solution were achieved. The work results in a multimedia interactive digital publication that intends to spread and disseminate UNIVILLE's extensionist activity, built in collaboration with potential users and other stakeholders.

Palavras-chave: design de interface, design de interação, publicação digital,

Palavras-chave: interface design, interaction design, digital publication,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0240

Referências bibliográficas
  • [1] ADOBE. Adobe PDF history. Disponível em: . Acesso em 17 de jan. de 2016.
  • [2] COOPER, Alan; REIMANN, Robert; CRONIN, David; NOESSEL, Christopher. About face: the essencials of interaction design. 4. Ed. Indianápolis: Editora Wiley, 2014.
  • [3] JEZINE, Edineide. As práticas curriculares na extensão universitária. In: CUNHA, Eleonora Schettini Martins Cunha; CARVALHO, Alysson Mascote (Org.). (Re)conhecer diferenças, construir resultados. Brasília-DF: Unesco, 2004.
  • [4] LUPTON, Ellen (Org.). Tipos na Tela: um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes. São Paulo: Gustavo Gil, 2015.
  • [5] MONTEIRO, Juliana Carolina Campos. A narrativa multilinear no livro digital educativo: uma experiência de desenvolvimento e utilização com alunos do 1º ciclo do ensino básico. 2013. Dissertação - Mestrado em Multimídia, Universidade do Porto, Porto, 2013. Disponível: . Acesso: 5 nov. 201
  • [6] PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011.
  • [7] PUPPI, Maicon Bernet. Diretrizes para o design de interface de aplicativos para alemão como língua estrangeira via smartphones: um estudo sobre mobile learning. 2014. 206 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
  • [8] ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de Interação: além da interação humano-computador. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [9] SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [10] SEHN, Thaís Cristina Martino. As possíveis configurações do livro nos suportes digitais. 2014. 272 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2015.
  • [11] SÍVERES, Luiz (Org.). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.
  • [12] SOUZA, Cejana Baiocchi (Org.). Temas contemporâneos em extensão das Instituições de Ensino Superior Comunitárias: Extensão, direitos humanos e formação da cidadania. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2014.
  • [13] VIANNA, Maurício José; FILHO, Yasmar Vianna e Silva; ADLER, Isabel Krumholz; LUCENA, Brenda de Figueiredo; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação para negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Como citar:

Schulenburg, Roy Ristow Wippel; Ramos, Jenifer; "PUBLICAÇÃO DIGITAL SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVILLE", p. 2280-2286 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0240

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações