Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

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Publicações de RPG no Brasil: aspectos profissionais e vernaculares do começo do século XXI

Roleplaying game publications in Brazil: professional and vernacular aspects on the beginning of the 21st century

Franco, Leonardo Alvarez; Silva, Bruno Müller da; Domiciano, Cássia Letícia Carrara; Landim, Paula da Cruz; Moura, Mônica Cristina;

Artigo Completo:

Neste estudo propõe-se uma análise editorial de livros de RPG brasileiros lançados entre 2001 e 2016, sob a abordagem do estudo iniciado por Eliane Bettocchi (2001), A sintaxe visual no Role-playing Game. Nele, a autora analisa elementos visuais na construção desses manuais de jogos, e propõe três períodos distintos com características comuns, salientando que o último deles é o da experimentação. Neste sentido, buscou-se dar prosseguimento ao estudo, analisando algumas das publicações nacionais dos anos 2000 em diante e propondo a definição de um quarto período da produção editorial de RPG brasileiro, caracterizado pela presença tanto do design profissional quanto do vernacular, pelas plataformas digitais, pela autopublicação e o financiamento coletivo.

Artigo Completo:

This study proposes an editorial analysis of Brazilian RPG books published between 2001 and 2016, under the approach of the study begun by Eliane Bettocchi (2001), The visual syntax in Role-playing Game. In that paper, the author analyzes visual elements in the construction of these game manuals, and proposes three distinct periods with common characteristics, emphasizing that the last one is that of experimentation. In this sense, our article sought to continue the study, analyzing some of the national publications from the years 2000 onwards and proposing the definition of a fourth period of Brazilian RPG editorial production, characterized by the presence of both professional and vernacular design, through digital platforms, self-publishing and crowdfunding.

Palavras-chave: design gráfico; design editorial; role-playing games,

Palavras-chave: graphic design; editorial design; roleplaying games,

DOI: 10.5151/cid2017-61

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Como citar:

Franco, Leonardo Alvarez; Silva, Bruno Müller da; Domiciano, Cássia Letícia Carrara; Landim, Paula da Cruz; Moura, Mônica Cristina; "Publicações de RPG no Brasil: aspectos profissionais e vernaculares do começo do século XXI", p. 702-716 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-61

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