Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ORIENTADAS PELO DESIGN: relato da projetação de um evento

Berger, Ana von Frankenberg ; Zambenedetti, Gabriela Würzius ; Eichenberg, Carolina Hermes ;

Artigo Completo:

Este artigo relata a experiência de concepção de um evento orientada pelo Design Estratégico e baseada nos princípios da sustentabilidade. Trata-se de um congresso voltado ao público escolar, cujo objetivo central consistia em levar o interesse pela pesquisa científica aos professores e estudantes de ensino fundamental tendo como pano de fundo a temática da sustentabilidade. A equipe de Design buscou um alinhamento com práticas de sustentabilidade nos âmbitos social, econômico e ambiental, o que determinou as estratégias projetuais adotadas, as ações e os materiais desenvolvidos para o evento. Como resultados práticos desta atuação viu-se a formação de uma rede de atores envolvidos com a prática da sustentabilidade, o que levou a qualificação de ambientes educativos e ao compartilhamento de habilidades e conhecimentos. O caso apresenta a abordagem do Design Estratégico enquanto articuladora de redes através do entendimento sistêmico de projeto, o qual foi direcionado para o engajamento de atores que estariam fora de um projeto tradicional de evento, reforçando o viés de sustentabilidade social. O Design Estratégico, neste caso, converge com a abordagem do Design Social na medida em que se destaca uma preocupação social, sobretudo na inclusão de grupos produtivos de baixa renda para a confecção de produtos para o evento.

Artigo Completo:

Palavras-chave: sustentabilidade; rede de projeto; design estratégico; design social,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sbds15-2st701a

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 201
  • [2] CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, São Paulo, 2005.
  • [3] ELKINGTON, J. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron, 2011.
  • [4] GALISAI, R.; BORBA, G. S.; GIORGI, R. F. Design como cultura de projeto e como integração entre universidade e empresa. 8 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Porto Alegre, 2008.
  • [5] KRUCKEN, L.; MERONI, A. Building Stakeholder Networks To Develop And Deliver Productservice-Systems: practical experiences on elaborating pro- active materials for communication. Journal of Cleaner Production, 2006, in press by Elselvier.
  • [6] MANZINI, E. Design para Inovação Social e Sustentabilidade: Comunidades Criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. E-papers: Rio de Janeiro, 2008.
  • [7] MINISTÉRIO da Agricultura. Desenvolvimento sustentável: agroenergia. Disponível em: . Acesso em 20 de jun. 2015.
  • [8] MARGOLIN, V; MARGOLIN, S. Um “modelo social” de design: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco. Salvador, 2004. julho-dezembro,vol.I, número 001. pp 43-4
  • [9] PAPANEK, V. Design for the real world. New York: Bantam Books, 1973.
Como citar:

Berger, Ana von Frankenberg; Zambenedetti, Gabriela Würzius; Eichenberg, Carolina Hermes; "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ORIENTADAS PELO DESIGN: relato da projetação de um evento", p. 190-201 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st701a

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações