Artigo - Open Access.

Idioma principal

PRÁTICAS PARA O CUIDADO DE EXCELÊNCIA EM PEDIATRIA

PRÁTICAS PARA O CUIDADO DE EXCELÊNCIA EM PEDIATRIA

Lorenzi, Jeniffer ; Rolim, Rosa ;

Artigo:

Justificativa

As novas tecnologias em saúde, a complexidade das patologias, asgrandes demandas que chegam aos serviços de saúde nos remetem a uma gestão desuma importância no cenário pediátrico, diante de uma esfera macro de umhospital geral. A sistematização de processos dinâmicos e alinhados, centradosnas necessidades do cliente desde cujo objetivo prioritário é favorecer oacompanhamento linear do paciente, desde a chegada à instituição até a alta hospitalar. A Linha de Cuidado podeser definida como a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciaisseguros e garantidos ao cliente.

 

Objetivo(s)

Diante deste cenário, surge a necessidade de implementar uma Linhade Cuidado Pediátrico. Conhecer os processos das áreas de apoio, capacitar oscolaboradores, integrar as áreas com atendimento pediátrico, padronizando osprocessos assistenciais de forma segura.

 

Método(s)

Realizado mapeamento das áreas que prestam atendimento pediátricoe apresentada proposta de ação e intervenção para os coordenadores das áreasenvolvidas, em um hospital geral de grande porte, na cidade de Porto Alegre/RS.

 

Resultado(s)

Através do mapeamento, se tem maior visibilidade dos processosexecutados na instituição, de forma a verificar as deficiências e buscar asmelhorias. Permite, ainda, que os profissionais tenham uma visão global docuidado, conhecendo a fundo as necessidades dos pacientes e promovendo aassistência horizontal.

 

Conclusão (ões)

Linhasde cuidado são estratégias que estabelecem o percurso assistencial a serexperimentado pelo paciente, garantindo fluxos assistenciais que atendam àssuas necessidades de saúde. Consistem num modo de praticar, organizar e geriros processos assistenciais para garantir o cuidado integral da criança, deforma segura, prestando uma assistência de excelência.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-49

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lorenzi, Jeniffer ; Rolim, Rosa ; "PRÁTICAS PARA O CUIDADO DE EXCELÊNCIA EM PEDIATRIA", p. 97-98 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-49

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações