Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O uso do blog como artefato no processo ensino-aprendizagem

O uso do blog como artefato no processo ensino-aprendizagem

Techio, Leila Regina; Pillon, Ana Elisa; Souza, Márcio Vieira de; Perassi, Richard; Fialho, Francisco Antonio Pereira;

Artigo:

As mudanças na sociedade do conhecimento têm sido ocasionadas pela introdução da tecnologia de forma ubíqua. A educação, assim como as demais áreas - social, política, econômica - vem se moldando e aprimorando-se conforme os avanços tecnológicos, mesmo que haja certa resistência. Frente à esta realidade percebe-se a necessidade de utilizar diferentes artefatos e metodologias inovadoras, tais como a sala de aula invertida, no processo educacional. Sob este enfoque, este artigo tem por objetivo apresentar, através de um estudo de caso, o blog utilizado em uma IES de Santa Catarina. A pesquisa, de caráter descritivo e aplicado, contou com o manuseio de dados quantitativos. A análise dos resultados, por sua vez, apontou que a ferramenta pode ser considerada como um instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem e, portanto, o uso de recursos midiáticos é indicado também no ambiente educacional.

Artigo:

As mudanças na sociedade do conhecimento têm sido ocasionadas pela introdução da tecnologia de forma ubíqua. A educação, assim como as demais áreas - social, política, econômica - vem se moldando e aprimorando-se conforme os avanços tecnológicos, mesmo que haja certa resistência. Frente à esta realidade percebe-se a necessidade de utilizar diferentes artefatos e metodologias inovadoras, tais como a sala de aula invertida, no processo educacional. Sob este enfoque, este artigo tem por objetivo apresentar, através de um estudo de caso, o blog utilizado em uma IES de Santa Catarina. A pesquisa, de caráter descritivo e aplicado, contou com o manuseio de dados quantitativos. A análise dos resultados, por sua vez, apontou que a ferramenta pode ser considerada como um instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem e, portanto, o uso de recursos midiáticos é indicado também no ambiente educacional.

Palavras-chave: Educação. Weblog. Redes sociais. Artefatos,

Palavras-chave: Educação. Weblog. Redes sociais. Artefatos,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-19

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, J. M. de; CASTELANO, K. L., SOUZA, C. H. M. de, LUQUETTI, E. C. F.. Uso do Blog na Escola: Recurso Didático ou Objeto De Divulgação? Inter Science Place, [s.l.], v. 1, n. 22, p.174-193, 17 set. 2012. Interscience Place. http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/2210.
  • [2] AMARO, R.; Silva, W. B. da. Avaliação por pares e metodologias ativas na formação de professores. 23° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/247.pdf. Acesso em 28 jun. 2019.
  • [3] BAUMAN, Z. Globalização: As Consequências Humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
  • [4] BAXTO, W.; CARNEIRO, V. L. Q.. Uso das TIC na educação superior a distância. Educação, [s.l.], v. 42, n. 1, p.35-43, 6 maio 2019. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28389.
  • [5] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [6] CARDOSO, S. O. S.; OLIVEIRA, E. B. de; CAMARGO, L. S.; JORGETO, F. A.; CANCIAN, W. C.; ZANONI, E.; TERRA, R. R. P.; SILVA, C. A. da; SHIMOHIGASHI, E. R. M. . A Utilização de Metodologias Ativas como Instrumento de Autonomia e Forma de Aprendizagem para o Aluno do Ensino a Distância. Apresentações Trabalhos Científicos, [s.l.], p.1-10, 20 set. 2017. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00383.
  • [7] COSTA, V. B. A Prática Social da Convivência Escolar Entre Estudantes Deficientes Visuais e seus Docentes: o estreito caminho em direção à inclusão. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
  • [8] COSTA, M. V., ANDRADE, P. D. de. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. Perspectiva, [s.l.], v. 33, n. 2, p.843-862, 14 mar. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2015v33n2p843.
  • [9] ESPADA, A. B. Redes Sociais e o Impacto na Educação. Janus - III SEDIES 2012, v.9, n.15, p.45-56, 2012. Disponível em: . Acesso em 17 de jun. 201
  • [10] FRAGA, V. M., SOUZA, P. C. M. de, TRAJANO, S. C. de S., MAFFRA, S. M., SOARES, V. R., NUNES, W. V., OLIVEIRA, A. L. de . Blog como recurso didático pedagógico no ensino de ciências: as tecnologias de ensino na era dos nativos digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Campinas. p. 1-11.
  • [11] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas S/A. 2008.
  • [12] GOMES, A. P.; RÔÇAS, G.; COELHO, U. C. D.; CAVALHEIRO, P. O.; Gonçalvez; C. A. N. ; Batista, R. S.. Ensino de ciências: dialogando com David Ausubel. Revista Ciências & Ideias, Teresópolis, v. 1, n. 1, p.23-31. 2009.
  • [13] GRILO, João Maria e MACHADO, Constança Gomes. “Portfólios” reflexivos na formação inicial de professores de Biologia e Geologia: viagens na terra do eu. In: SÁ-CHAVES, Idália (org.). Os “portfólios” reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Portugal: Porto Editora, 2005, p. 22-49.
  • [14] MCLUHAN, Marshall. "The Playboy Interview" (pgs. 233-269) in The Essential McLuhan, Ed. Eric McLuhan and Frank Zingrone, NY, Harper Collins, 1998.
  • [15] MORAN, J. M. Nova personalidade. Brasília: Correio Braziliense. Brasília. Entrevista concedida para Olivia Meireles. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/01/Jos%C3%A9-Moran.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
  • [16] NEVADO, R. A. de; BASSO, M. V.; MENEZES, C. S. de. Webfólio: uma proposta para avaliação na aprendizagem, conceitos, estudos de casos e suporte computacional. XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBI). 2004. Amazonas. ANAIS. São Paulo: SBIE, 2004. p. 299-308. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2019.
  • [17] NUNES, L. L. da S. T.; ROSA, L. Q. da; SPANHOL, F. J.; SOUZA, M. V. de. Educação em Rede: Tendências Tecnológicas e Pedagógicas na Sociedade em Rede. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre/RS, v. 3, n. 2, p.197-212, 2016. ISSN 2359-6082. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.
  • [18] SCHNEIDER, E. I., SUHR, I. R. F.; ROLON, V. E. K.; ALMEIDA, C. M. de. Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, Curitiba-PR, v. 8, n. 16, p.68-81, 1 dez. 2013. ISSN 1809–7286.
  • [19] SILVA, A. R. L. da (Org.). Experiências significativas para a educação à distância 2. [recurso eletrônico]. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 20
  • [20] SILVA, L.T.; ALBUQUERQUE, M.. Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, 8 (2), 91-108, 2009. Disponível em: . Acesso em 28 mai. 2019.
  • [21] SOUZA, R. P. L. de. Mídia do Conhecimento: Ideias sobre Mediação e Autonomia. 1. ed. CCE/UFSC: Florianópolis/SC, 2019.
  • [22] SOUZA, E. de; FIALHO, F. A. P.. Teaching skills for the use of active methodologies supported with digital media. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018.
Como citar:

Techio, Leila Regina; Pillon, Ana Elisa; Souza, Márcio Vieira de; Perassi, Richard; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "O uso do blog como artefato no processo ensino-aprendizagem", p. 215-228 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações